Do Mais Goiás

Estudantes protestam contra a PEC 55 em Itapuranga

Cerca de 400 manifestantes percorreram os principais pontos da cidade

Cerca de 400 estudantes fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (11) em Itapuranga, a 160 quilômetros de Goiânia. O protesto foi contra a PEC 55, que prevê o congelamento dos gastos públicos por 20 anos e que está em tramitação no Senado.

A manifestação foi organizada pelos estudantes da Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis e contou com o apoio dos professores da unidade e dos alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do Câmpus de Itapuranga.

Segundo a professora de matemática, Helen Coelho, os alunos ficaram sabendo da paralisação nacional dos servidores públicos que está sendo realizada nessa sexta-feira em todo o país. “Nós não íamos fazer a paralisação e comentamos isso com os alunos. Mas eles foram atrás da gente para fazer o movimento, para mostrar que estão preocupados e descontentes com a situação. Eles que quiseram se manifestar e pediram o nosso apoio,” explicou. 

Os professores então auxiliaram os alunos na manifestação. “Nós alertamos que eles poderiam receber vaias, pedimos para eles se comportarem, não usar palavras ofensivas”, explicou Helen. Ontem os estudantes confeccionaram cartazes e hoje tiveram aula normal até às 10 horas. Nesse horário, os manifestantes saíram do colégio vestidos de preto em caminhada e percorreram os principais pontos da cidade como a Câmara Municipal e a Prefeitura.

 

Um vídeo publicado por Mais Goiás (@maisgoias) em Nov 11, 2016 às 5:50 PST

Para a professora, a manifestação deixou um saldo positivo para a cidade para os alunos. “Esse é um tipo de aula. É uma aula de cidadania”, frisou Helen.