Estudantes e professores da UEG preparam manifestação para esta sexta (15), em Goiânia

O ato, que contará com docentes e discentes da UEG, está marcada para às 9h desta sexta-feira (15)

Estudantes e professores da UEG preparam manifestação para esta sexta (15), em Goiânia
O ato, que contará com docentes e discentes da UEG, está marcada para às 9h desta sexta-feira (15) (Foto: Divulgação - UEG)

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) planejam, para às 9h desta sexta-feira (15), uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia. O ato tem como reivindicações, entre outras, o retorno da vinculação orçamentária e a plena efetivação do Plano de Carreira do Magistério Superior, além da retomada das promoções e progressões.

O ato é convocado pela Associação dos Docentes da UEG (AdUEG) e pela União Estadual dos Estudantes (UEE). Ao Mais Goiás, o estudante e diretor de Assuntos Institucionais da UEE, Marcos Vinicius Soares, diz que a manifestação planejada para amanhã é “a representação da insatisfação de professores e alunos com os cortes orçamentários” que, segundo ele, “estão afetando, diariamente, a relação que os professores e alunos têm com a universidade”.

A presidente da ADUEG, professora Juliana Vasconcelos, confirmou a participação da associação no ato e informou que entre as pautas de reivindicação estão o retorno da vinculação orçamentária de 2% da arrecadação e o aumento dela para 3%; a defesa do princípio da autonomia didático-científica, administrativa, patrimonial e de gestão financeira da UEG; o retorno do pagamento do quinquênio e a reposição salarial.

“Nós realizamos uma assembleia no dia 9 de agosto deste ano em que aprovamos nossa pauta de reivindicações. Nela, temos como pauta o retorno da vinculação orçamentária para a UEG, que antes era de 2% da arrecadação estadual. Prioritariamente, estamos levantando essa bandeira, já que as demais dependem diretamente dela”, afirmou.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com o governo do Estado sobre a questão e aguarda um retorno. O espaço permanece aberto.