Do Mais Goiás

Estados Unidos faz valer favoritismo e estreia com vitória no softbol

EUA joga para o gasto e supera Itália por 2 a 0. México e Canadá encerram primeiro dia da modalidade às 3h.

Foto: Team USA/Divulgação

Grande postulante ao ouro olímpico, a seleção dos Estados Unidos começou com vitória sua campanha no softbol feminino. Na madrugada desta quarta (21) – pelo horário de Brasília -, vitória por 2 a 0 sobre a Itália.

O confronto foi equilibrado, com as defesas levando vantagem. Apenas na parte baixa da quarta entrada que os EUA abriram o placar, com rebatida de Valerie Arioto, impulsionando a corrida e o ponto de Michelle Moultrie. Janie Reed ampliou na entrada seguinte e a vitória foi confirmada na parte alta do sétimo inning, com tripla eliminação das italianas.

No primeiro confronto do hexagonal olímpico, o Japão atropelou a Austrália: 8 a 1. A partir das 3h (sempre horário de Brasília), México e Canadá se enfrentam.

Entendendo a modalidade

O softbol tem semelhanças com o baseball, inclusive nos objetivos: rebater a bola com um taco e correr ao redor do campo, tocando as quatro bases. Cada atleta que chegar até a última soma um ponto para sua equipe.

Nas diferenças estão o número de entradas (chamados innings): são sete no softbol, enquanto o baseball tem nove; o tipo de lançamento (lançamento de baixo para cima) e o tamanho da bola, maior que a do baseball, e do campo de jogo (que é menor que da modalidade ‘irmã’).