Polêmica!

Equipe de Shakira se desculpa por vender colar com imagem semelhante a símbolo nazista

Segundo a Live Nation, o colar é baseado em uma imagem pré-colombiana; internautas comparam o acessório ao "Sol Negro" da Alemanha nazista


Murillo Soares
Do Mais Goiás | Em: 23/06/2018 às 12:21:33

(Foto: Reprodução/YouTube)
(Foto: Reprodução/YouTube)

Na última semana, internautas acusaram a cantora Shakira de vender um colar com uma imagem inspirada no “Sol Negro”, um dos símbolos usados pelos nazistas. O acessório, disponível por US$ 9,90 (aproximadamente R$ 37) era parte da memorabilia da turnê El Dorado.

À esquerda, a imagem usada no nazismo. À direita, o colar da turnê de Shakira (Foto: Reprodução/Twitter)

De acordo com a Live Nation, a imagem do colar é, na verdade, baseada em um símbolo pré-colombiano. Ao tomar ciência da confusão, a produtora, que fez o design do acessório, se pronunciou oficialmente.

“O colar criado para a “El Dorado World Tour” da Shakira foi baseado em imagens pré-colombianas”, publicou a Live Nation no Twitter. “Entretanto, alguns fãs expressaram preocupação a respeito do design não intencional de propaganda nazista. Nós sinceramente pedimos desculpa por essa similaridade inadvertida e informamos a retirada definitiva do item da loja da cantora”.

SIMBOLISMO

Segundo o site Newsweek, o “Sol Negro”, também chamado de “Sun Wheel”, foi criado por alemães e nórdicos pagãos e tem forte ligação com o ocultismo e o esotérico. Há, inclusive, indícios de que a imagem era usada no início do período medieval europeu. Apenas anos mais tarde a imagem foi adotada pelos nazistas.