EM GOIÂNIA

Entrada de menores de 12 anos em shoppings de Goiânia entra em debate

Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o novo Coronavírus deve analisar demanda na próxima segunda-feira


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 24/09/2020 às 18:43:58

Aviso afixado na entrada do Goiânia Shopping (Foto: Divulgação)
Aviso afixado na entrada do Goiânia Shopping (Foto: Divulgação)

O Centro de Operações de Emergência para o coronavírus (COE), que reúne representantes da prefeitura de Goiânia, do Ministério Público e da sociedade civil organizada, vai analisar a proposta que visa a liberar a entrada de menores de 12 anos em shopping centers da Capital – proibida desde março deste ano.

Esta proposta vai ser encaminhada pelo gabinete de crise da prefeitura. Segundo o vereador Welington Peixoto (DEM), que é membro do gabinete e líder do governo na Câmara de Vereadores, o grupo é favorável à liberação e o assunto está agora nas mãos do COE. A expectativa de Welington é que a análise ocorra na próxima segunda-feira (28).

Os shoppings voltaram a abrir na primeira quinzena de julho. Contudo, foram impostos uma série de protocolos definidos por decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM). Um deles proíbe a entrada de crianças menores de 12 anos.

Gabinete de Crise

Além dessa demanda que envolve as crianças, o gabinete também tratou, nesta quinta, sobre outras flexibilizações do comércio, como o retorno das atividades nas creches, a volta das caravanas na região da 44 e do horário normal do funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Alguns secretários defenderam o retorno das atividades escolares em berçários e também eventos de negócios, congressos e feiras especializadas anuais. Outro ponto foi a reabertura do zoológico e o relaxamento de protocolos para comércios que já estão funcionando.