Francisco Costa
Do Mais Goiás

Enem pode ter menos alunos neste domingo do que na primeira fase

Nesta fase, os participantes responderão uma prova com 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza

Reaplicação da prova do Enem acontece nesta terça e quarta; saiba o que levar
Reaplicação da prova do Enem acontece nesta terça e quarta (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

A segunda e última fase do Enem 2020 acontece neste domingo (24) até às 18h. O portão, aberto às 11h30 fecha às 13h e, apesar dos dados de abstenção ainda não terem sido divulgados, o número de alunos é menor que do último domingo, conforme observam alguns inscritos que foram para o teste.

Thiago Dornelas, tatuador, levou a enteada para fazer a prova. Segundo ele, inclusive, foi mais fácil estacionar neste domingo. “Estava bem mais tranquilo.”

A estudante Adriana Ferreira Linhares, de 17 anos, faz a prova na Faculdade Estácio. Segundo ela, o número de alunos, de fato, parece ter diminuído em relação ao fim de semana passado.

Preparação

Adriana se diz tranquila, apesar de exatas (matérias do dia) não ser sua área de conhecimento preferido. “Não sou muito boa em exatas, mas consigo fazer a prova”, garante.

Ainda assim, ela – que quer fazer arquitetura – lamenta a prova ter sido mantida. “Não vi muito preparo. As salas têm seu distanciamento, mas não é o suficiente. Achei as salas cheias, mesmo não indo todo mundo. Então, se fossem todos teria zero distanciamento.”

A vendedora Lídia Mara, de 19 anos, disse que está um pouco apreensiva. “Estou com um pouco de receio e nervosa. Por conta da prova e com medo por causa do coronavírus”, declara a estudante que quer fazer fisioterapia.

Diferente de Adriana, ela relatou que o número de pessoas parece o mesmo do último domingo. Ela faz prova no Colégio Estadual Jardim Vila Boa, no setor Jardim Vila Boa, em Goiânia.

Colégio Estadual Jardim Vila Boa (Foto: Lídia Mara)

Prova

A segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, sem adiamento, conforme decidiu a justiça federal de São Paulo. A abstenção, no primeiro dia, foi de 51,5%, ou seja: 2,84 milhões de estudantes não fizeram a prova.

Nesta fase, os participantes do Enem 2020 responderão uma prova com 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. Os portões abriram às 11h30.