DICAS

Enel alerta sobre aumento do consumo de energia devido às altas temperaturas

Nessa época do ano, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente


Laylla Alves
Do Mais Goiás | Em: 14/09/2020 às 17:49:09

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

A Enel Distribuição Goiás alerta para o aumento do consumo de energia devido às altas temperaturas nesta época do ano no Estado. A distribuidora aconselha que os clientes consumam energia de forma consciente.

Conforme a distribuidora, o aumento se dá em razão do calor, já que o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados.

Marcos Aurélio Silva, responsável pelo Faturamento da Enel Distribuição Goiás, explica que nesse mesmo período em 2019 o consumo residencial médio do cliente goiano passou de 153 kWh, em agosto, para 181 kWh, em setembro, um aumento de mais de 18%.

Ele diz também que no período mais frio do ano, entre os meses de maio e julho, são registradas as menores médias de consumo de energia. “Logo em seguida, o clima goiano já muda totalmente e saltamos para o período de maior calor. Por isso, é necessário cautela e consumo consciente para que o cliente não se surpreenda com o valor da conta de energia, pois ele sai do menor patamar de consumo ao maior, de uma só vez”.

Marcos afirma também que medidas simples, como reduzir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência, podem fazer grande diferença. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia, além de causar incêndios.

Outras dicas

Segundo a Enel, o uso de lâmpadas LED ajuda na economia, pois elas consomem menos e duram até dez vezes mais; ao comprar eletrodomésticos é importante verificar se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia.

É considerável também não ligar muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T’s, pois isso pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves. A distribuidora também ressalta a importância de desligar o ventilador e umidificador sempre que deixar o ambiente.

Já em com Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras, é necessário fazer revisões periódicas, evitar abrir os equipamentos com frequência, não utilizar a parte de trás para secar objetos, degelar e limpá-la com frequência e instalar sempre o aparelho em um local bem ventilado, longe de fogão e de aquecedores.

Para economizar na hora de usar o chuveiro, tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, é importante fechar a torneira para se ensaboar, usar chuveiros sempre chuveiros de menor potência e limpar com frequência os orifícios de saída de água.

*Com informações da Enel 

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira