Tromba d'água

Encontrado colete de homem desaparecido na Chapada dos Veadeiros; buscas continuam

Jovem foi levado por uma tromba d’água no Vale da Lua e está desaparecido desde o último domingo (1º)

Cidades

Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 04/12/2019 às 11:27:07

Corpo é encontrado na Chapada dos Veadeiros (Foto: reprodução/Internet)
Corpo é encontrado na Chapada dos Veadeiros (Foto: reprodução/Internet)

O colete do homem levado por uma tromba d’água no Vale da Lua, na região da Chapada dos Veadeiros, entre Alto Paraíso e São Jorge, foi encontrado nesta terça-feira (3). A proteção usada pelo arquiteto Jacob Vilar, de 31 anos, estava a dois quilômetros de onde ele foi visto pela última vez. Jovem está desaparecido desde o último domingo (1º). Buscas continuam.

Nesta quarta-feira (4), o resgate conta com oito mergulhadores e especialistas em buscas terrestre de Corpo de Bombeiros de Goiás. Além disso, sete bombeiros do Distrito Federal (DF) auxiliam no serviço com o helicóptero da corporação.

Ao menos três guias voluntários de busca e salvamento fazem o apoio com segurança e equipamentos verticais. Civis e funcionários do Vale da Lua fazem o monitoramento do nível do rio e brigadistas do ICMBio monitoram o clima no alto da serra.

Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, Jacob fazia trilha no Vale da Lua com um grupo de amigos e foi surpreendido por uma tromba d’água, fenômeno que ocorre quando chove torrencialmente nas cabeceiras (ou nascentes) dos rios e o volume de água sobe repentinamente, de forma a causar afogamentos.

A namorada do arquiteto, Jéssica Carmelo, conseguiu se segurar em uma pedra e foi resgatada. O homem, no entanto, não conseguiu escapar e acabou sendo levado pela água.

Desaparecimentos

Conforme dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, somente na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, a corporação atendeu sete ocorrências de desaparecimento entre Fevereiro e Novembro de 2019. Neste mesmo período, foram seis ocorrências de afogamento. Ao menos três pessoas morreram enquanto faziam alguma atividade turística no local.

No último dia 27 de Novembro, o corpo de um jovem de 23 anos foi encontrado após ficar dois dias desaparecido. Ele participava de uma trilha nos Saltos do Garimpão, no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Em Outubro, cinco turistas ficaram desaparecidos após se perderem em uma trilha próxima à Cachoeira do Dragão, na região da Chapada. Eles ficaram perdidos durante dois dias quando foram encontrados por bombeiros militares.