SONEGAÇÃO

Empresários de Anápolis são denunciados por sonegação de R$ 27 milhões

Denúncia por crimes contra a ordem tributária foi feita pelo MP-GO e pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 03/10/2019 às 18:31:24

Anápolis é uma das cidades do Estado com forte parque industrial (Foto: Reprodução)
Anápolis é uma das cidades do Estado com forte parque industrial (Foto: Reprodução)

Dois empresários e um contador do município de Anápolis foram denunciados por sonegação em Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS), de  mais de R$ 27,7 milhões. A denúncia foi feita pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), juntamente com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

De acordo com a denúncia, os três fraudaram a fiscalização tributária, inseriram informações erradas e omitiram operações nos registros de uma empresa de embalagens. “Nos anos de 2011 e 2012, os empresários, com o auxílio do contador, deixaram de registrar vários documentos, resultando em registros com imposto a menor”, lê-se na publicação do MP-GO.

Ainda segundo a denúncia, de janeiro de 2015 a dezembro de 2016, os três utilizaram indevidamente na emissão de documentos fiscais, o benefício fiscal da redução de base de cálculo. Eles tentavam escapar das obrigações tributárias. A empresa não poderia ter acesso aos benefícios pois estavam inadimplentes com o ICMS, possuíam débitos inscritos na dívida estadual e deixaram de fazer os recolhimentos ao Fundo Protege.

Segundo o MP-GO, os empresários causaram grave dano à coletividade ao sonegar tributo estadual de ICMS. “Os denunciados praticam a evasão fiscal de maneira rotineira. Eles foram denunciados por crimes contra a ordem tributária, agravado por grave dano à coletividade”, informou o Ministério.