Missão Apollo 13 completa 51 anos; relembre o filme

Lançada ao espaço em abril de 1970, a missão não obteve o sucesso esperado

[EM PRODUÇÃO] Missão Apollo 13 completa 51 anos; relembre o filme
[EM PRODUÇÃO] Missão Apollo 13 completa 51 anos; relembre o filme

Hoje não é dia de TBT, mas bons filmes não devem ser lembrados apenas nas quintas-feiras. A frase “Houston, we have a problem” te lembra alguma coisa?

Neste 11 de abril o lançamento da Apollo 13 completa 51 anos. A missão espacial norte-americana tinha como intenção de realizar o terceiro pouso tripulado na lua. Como muitas histórias ganham versões cinematográficas, com a Apollo 13 não foi diferente.

O filme de mesmo nome da missão estreou em 30 de junho nos Estados Unidos, 25 de agosto no Brasil (onde ganhou o título Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo) e conta a história de três astronautas americanos a caminho de uma missão na Lua.

“Eles sobrevivem à uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra para poderem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além disto existe o risco de, mesmo retornando, a nave ficar seriamente danificada, por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre”, apresenta a sinopse.

Dirigido por Ron Howard e produzido por Brian Grazer, o filme conta com Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton, Ed Harris, Gary Sinisi e Kathleen Quinlan no seleto elenco.

Apesar de ter falhado e interrompida após diversos problemas técnicos ameaçarem as vidas dos astronautas, a missão é considerada positiva e o longa também, sendo indicado em diversos prêmios, incluindo nove categorias no Oscar e vencedor de duas: Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo está disponível nas plataformas Netflix, TeleCine Play, Looke, Apple TV e Claro Vídeo.

Curiosidade

No filme, o ator Tom Hanks diz “Houston, we have a problem” (“Houston, nós temos um problema”), mudando a frase original dita por John “Jack” Swigert, que fora “Okay, Houston, we’ve had a problem here” (“Ok, Houston, tivemos um problema aqui “), pois a falha já havia acontecido.

Confira o trailer de Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo: