Economia

Em Posse, José Eliton abre oficialmente SED Adiante e inaugura parque

Programa, executado em parceria com Secretaria Cidadão, tem ações voltadas para desenvolvimento econômico do Nordeste goiano




O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, abriu, nesta sexta-feira (09/10), a primeira edição do programa “SED Adiante”, na cidade de Posse, na região Nordeste do Estado. A iniciativa, executada por meio de parceria entre a Pasta que ele comanda e Secretaria Cidadã, reúne ações de diversas áreas, como cidadania, cultura e incentivo ao setor produtivo. No que diz respeito ao empreendedorismo, serão realizadas palestras e cursos com foco na divulgação de linhas de crédito para micro e pequenas empresas e qualificação profissional. Eliton representou o governador Marconi Perillo.

Na abertura do evento, o vice-governador e titular da SED explicou que o SED Adiante é voltado para o fomento do desenvolvimento econômico e da cidadania como um todo. Segundo ele, a programação – que segue até segunda-feira (12/09) e que será encerrada pelo governador Marconi Perillo -, foi preparada para apresentar novas oportunidades de empreendedorismo. “Nosso foco é dinamizar a economia e trazer mais empresas para a cidade. Com isso, vamos melhorar a vida da população de Posse e de região”, declarou.

José Eliton afirmou ainda que os cursos vão orientar pessoas interessadas em abrir seu primeiro negócio. E não é só isso: ele também garantiu que as linhas de crédito que serão detalhadas ao longo da programação abrem oportunidades àqueles que querem empreender, mas que ainda não possuem capital.

A secretária de Cidadania, Lêda Borges, também participou da abertura oficial do SED Adiante e, em seu discurso, afirmou que tem orgulho em fazer parte desta iniciativa. “É um programa que possibilita oportunidades dos mais diversos sentidos. Nosso objetivo é batalhar por mais qualidade de vida para cada um que vive aqui”, disse. “Temos de valorizar o ser, as pessoas. Os impostos arrecadados são devolvidos para o cidadão em forma de serviços e hoje estamos ofertando mais de 20 serviços sociais”, acrescentou.

Benefícios
Após a abertura, tiveram início os serviços de atendimento à população. Os moradores de Posse poderão, entre outros serviços, emitir documentos pessoais e terem acesso à assistência jurídica e odontológica. A programação desta sexta-feira também conta com palestra voltada para micro e pequenos empreendedores e apresentação de recursos e linhas de crédito. Lembrando que o Nordeste Goiano é prioridade do Fundo constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). O objetivo é alavancar e desenvolver a economia local.

No sábado, serão apresentados os benefícios que o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás, oferecem ao setor produtivo local. Palestras do Sebrae-GO, Emater, e Agrodefesa  também estão marcadas para esta data, quando será realizado o curso Plano de Negócios para Empreendedores.

Parque Paraíso Encantado
Ainda dentro das programações do SED Adiante, estava prevista para esta sexta-feira a inauguração do parque Paraíso Encantado, em Posse. O parque foi instalado por meio da Superintendência Executiva de Desenvolvimento Regional, vinculada à SED, com recursos de aproximadamente R$ 5 milhões, incluindo brinquedos e obras.

Localizado na Rua Juscelino Kubitschek, Bairro Augusto José Valente, o parque conta com cinco brinquedos principais: roda gigante (com 16 cabines), autopista (bate-bate), tobogã, carrossel e um trenzinho que circula em todo o parque tendo em seu trajeto um túnel. A área de implantação é de aproximadamente 7 mil m² e área edificada de 420 m². Também existem outros espaços, como: área de convivência central com cobertura em formato de circo, palco para apresentações artísticas, lanchonete, playgrounds, entre outros.