Eleições 2016

Em nova pesquisa Serpes/O Popular, Iris mantém liderança

Peemedebista apresentou leve crescimento e aparece com 37,8% das intenções de voto. Já Vanderlan Cardoso (PSB) e Delegado Waldir (PR) caíram e estão com 26,3% e 7,8%, respectivamente




A uma semana das eleições, o cenário em Goiânia é de uma disputa polarizada entre o candidato Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB). É isso o que mostra a última rodada da pesquisa Serpes/ O Popular divulgada neste domingo (26). No levantamento estimulado, o peemdebista cresceu 0,2 ponto percentual em relação ao último levantamento e aparece com 37,8%. Já o pessebista teve uma queda de 0,8 e agora está com 26,3%.

Delegado Waldir (PR), que começou a campanha em segundo lugar nas pesquisas, continua caindo e apresentou 7,8% das intenções de voto neste último levantamento. A petista Adriana Accorsi aparece colada em quarto lugar, com 6,2%.

Francisco Jr (PSD) segue em crescimento e tem 3,3%. Flávio Sofiati (PSOL) e Djalma Araújo (Rede) aparecem com 0,5% e 0,2%, respectivamente.

Margem de erro

Os dados da nova pesquisa revelam estabilidade do quadro, já que a oscilação de todos os candidatos está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Neste cenário, Iris Rezende precisa crescer apenas de 4 pontos percentuais em relação à intenção de votos válidos para vencer as eleições ainda no primeiro.

Iris Rezende (PMDB)                             37,8%
Vanderlan Cardoso (PSB)                       26,3%
Delegado Waldir (PR)                             7,8%
Adriana Accorsi (PT)                               6,2%
Francisco Jr (PSB)                                  3,3%
Flávio Sofiati (PSOL)                              0,5%
Djalma Araújo (Rede)                             0,2%
Não decidiu –                                         1%
Nulo –                                                   7%

Indecisos
No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, cresce o número de indecisos. Na pesquisa publicada no dia 18 de setembro, o percentual dos que ainda não tinham decidido o voto era de 20,3%.

Nesta nova rodada, os indecisos já somam 27,6% das intenções, percentual inferior apenas ao primeiro colocado na pesquisa.

Iris Rezende (PMDB)                           29,6%
Vanderlan Cardoso (PSB)                     21,6%
Delegado Waldir (PR)                           5,5%
Adriana Accorsi (PT)                             5,2%
Francisco Jr (PSB)                                2,3%
Flávio Sofiati (PSOL)                            0,3%
Não decidiu –                                      27,6%
Nulo –                                                  7,8%

Metodologia

A pesquisa ouviu 601 eleitores entre os dias 20 a 22 de setembro em Goiânia. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº GO-07789/2016, no dia 19 de setembro de 2016.

A responsabilidade técnica é da Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. A contratante do levantamento foi a J. Câmara e Irmãos S.A/ Jornal O Popular.