Francisco Costa
Do Mais Goiás

Em meio à pandemia, alunos de Aparecida lançam coletânea literária

Obra teve início antes da chegada do coronavírus e os professores orientadores tocaram o projeto, mesmo com as aulas à distância

Em meio à pandemia, alunos de Aparecida lançam coletânea literária
Em meio à pandemia, alunos de Aparecida lançam coletânea literária

Apesar da pandemia do novo coronavírus, os professores Dayana Menezes e Juliano Frederico, junto com os alunos dos 5º anos do matutino, da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira, em Aparecida, iniciaram um projeto com poemas e textos informativos sobre a cidade, que deve virar livro em dezembro deste ano. Proposto no início do ano, os estudantes chegaram a realizar, no primeiro bimestre, “tours” pelo município, realizando registros escritos e fotográficos. Com a chegada do vírus, em março, o projeto foi tocado por meio de aulas à distância e com apoio da família.

De acordo com os docentes, manter o projeto foi uma forma de aliviar toda tensão e medo causados pela pandemia. Com isso, além das aulas regulares, eles deram sequência às explicações e correções textuais, bem como a criação de Qr Codes de imagens e textos, com uso de aplicativos de leitura que estarão presentes na obra.

A obra, já em fase final de edição, será lançada com o nome de Aparecida de Goiânia: minha cidade e suas curiosidades. O conteúdo traz inseguranças e sonhos dos alunos, além das expectativas para o futuro, o desejo pelo fim da Pandemia, a saudade da escola, enfim, a vida que tinham.

Além dos professores Dayana e Juliano, a coletânea literária dos alunos tem participação da diretora Keila Pereira, da coordenadora geral Florisneia Alves e da coordenadora pedagógica Sônia Carvalho. A obra, conta, também, com o Prefeitura de Aparecida de Goiânia.