Do Mais Goiás

Em meio a discussão sobre aumento no transporte coletivo, passageiros têm que segurar janela de ônibus

Janela começou a cair uma curva; passageiros tomaram a decisão de segurá-la para que o ônibus não parasse

Passageiros da linha 612 foram flagrados segurando uma janela do ônibus para que ela não caísse, na manhã desta sexta-feira (22), em Goiânia. O fato ocorreu por volta das 7h20 da manhã após o veículo fazer uma curva no Setor Leste Universitário.  Nesta semana, foi adiada a votação que decidiria sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo na região metropolitana.

Em entrevista concedida ao Mais Goiás, um dos passageiros que presenciou a situação, Paulo Ricardo Alcântara, explicou que os usuários da linha tiveram de segurar a janela desde o momento da curva até chegar no Terminal Isidória, para que o ônibus não parasse.

“A gente fez isso para que nós não chegássemos atrasados no trabalho. Se o motorista parasse o ônibus, só Deus sabe a hora que o outro iria chegar”, conta.

Veja no vídeo abaixo:

Ele afirma que é um absurdo a proposta de aumento no preço da passagem quando não são apresentadas melhorias no transporte público de Goiânia e Região Metropolitana.

“Todo mundo que anda de ônibus reclama de estarem sempre lotados. Eles [autoridades responsáveis] querem aumentar o valor da passagem, mas não querem colocar mais ônibus para rodar. Para nós, que usamos o transporte público para ir para o trabalho, é ainda pior porque pegamos os ônibus de 6h30 a 7h30 e esses são os piores horários. Esse horário é cruel!”, declara.

Em nota enviada ao Mais Goiás, a RedeMob afirmou que a empresa responsável pelo ônibus foi notificada e toda frota passará por revisão nas janelas. Com previsão de variação de até 7,5%, a passagem, que atualmente custa R$ 4, o valor pode chegar até R$ 4,30 caso a proposta seja aprovada na  Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC).

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo