Em Goiânia, pessoas sintomáticas podem fazer teste para covid-19 em casa

Pessoas que tiveram contato com pacientes com sintomas, também poderão agendar os testes, que serão feitos em domicílios

Goiás investiga cinco possíveis casos de reinfeção de Covid-19
Goiás investiga cinco possíveis casos de reinfeção de Covid-19

Moradores de Goiânia que estiverem com sintomas de covid-19 poderão fazer teste para detecção da doença em casa. A medida também vale para quem teve contato com pessoas sintomáticas e foi criada para evitar que o paciente infectado circule pela cidade. Os agendamentos são feitos pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 de Goiânia.

“A nossa missão é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença. Com o teste sendo feito em casa, otimizamos os serviços e evitamos que as pessoas procurem de maneira inadequada as unidades durante a pandemia”, explica Grécia Carolina Pessoni, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Para realizar o agendamento, basta ligar nos telefones (62) 3267-6123 e (62) 98599-0200 (Whatsapp). Caso o paciente atenda aos critérios que indicam a necessidade do exame, o agendamento é realizado e a coleta será realizada na casa do paciente, pelos profissionais de saúde.

A Central Humanizada de Orientações foi criada em março e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre sintomas da Covid-19, formas de transmissão e distanciamento social e fazer o agendamento de testes.

Desde que foi criada, a central já realizou 76 mil atendimentos por meio de ligações e mensagens via Whatsapp, segundo a Secretaria de Saúde. O serviço também monitorou 11.151 pacientes com a Covid-19 e notificou 10.971 casos suspeitos.

*Com informações da Secretária Municipal de Saúde (SMS)

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira