Do Mais Goiás

Em Goianésia, Marconi lidera segundo encontro da base aliada

Evento reúne lideranças locais e a militância para discutir políticas públicas para a região.

O governador Marconi Perillo comandou no sábado (04/06), em Goianésia, a segunda edição do Encontro Regional de Partidos da Base Aliada. Em pauta, a discussão de propostas e políticas públicas para os municípios que compõem a região. O evento também busca mobilizar as legendas para as eleições municipais deste ano e contou com as presenças do senador Wilder Morais, do presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa, pré-candidatos a prefeito, lideranças políticas e de segmentos da sociedade, bem como a militância que lotou a Câmara Municipal.

Goianésia sediou o segundo encontro realizado neste ano. O primeiro ocorreu na última sexta-feira (03/06), no município de Posse. Em seu pronunciamento, Marconi reafirmou as ações proativas do governo para que o Estado supere o difícil momento econômico nacional e possa ressurgir com muito mais vitalidade no ambiente pós-recessão. Observou ainda que os ajustes e cortes de gastos foram fundamentais para garantir o equilíbrio das contas públicas. “Goiás está preparado para o futuro. Repito que seremos o primeiro estado a sair da crise. Vamos seguir entregando obras e benefícios para todas as regiões”, anunciou.

Presidente estadual do PSDB, Afrêni Gonçalves elogiou os esforços do governador Marconi Perillo. “Ele tem o cérebro próximo ao coração. Consegue equilibrar ajuste fiscal com amplos benefícios sociais”, disse. Segundo ele, as medidas adotadas pelo Governo do Estado garantem crescimento e geração de empregos, mesmo em face da turbulência que o País atravessa. “Marconi é o político mais preparado para a sucessão presidencial de 2018, uma vez que possui todas as condições de unir lideranças nacionais para a construção de um novo ciclo de desenvolvimento”, analisa.

O senador Wilder Morais, que preside o Diretório Estadual do Partido Progressista (PP), destacou a importância de Goianésia para o Estado. Lembrou que, no município, tiveram início as grandes escolhas políticas que mudaram os rumos do Estado. “Os bons resultados começaram por esse município, o primeiro onde subi em um palanque. Sei de muitos que também dão início às suas campanhas nessa grande cidade”, destacou.

O senador se referia ao fato de que o primeiro comício da campanha que elegeu Marconi governador pela primeira vez, em 1998, foi realizado em Goianésia. O ritual se repetiu em 2002, 2006, 2010 e 2014.

2016
Em seu pronunciamento, o presidente estadual do PSDB, Afrêni Gonçalves, também destacou que o processo político deve ir além das eleições. “Vamos discutir propostas em todo o Estado e estimular que nossas boas lideranças disputem e vençam as eleições. Desta forma, contribuirão com o desenvolvimento do Estado”, ressalta.

Prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, do PSDB, teve o nome aclamado pelas lideranças locais para que dispute a reeleição. Marconi e Afrêni também reforçaram a importância da pré-candidatura de Jalles. Filho do ex-governador Otávio Lage, formado em Engenharia Civil, suas gestões mudaram o perfil do município, sempre marcadas por diversas e importantes obras que impulsionaram o crescimento local. Jalles também foi deputado estadual e federal, oportunidade em que participou da elaboração da Constituição Federal de 1988.  Foi, ainda, secretário de Estado da Fazenda.