FOX MAPPIN

Em empate técnico, três primeiros candidatos de pesquisa comentam resultado

Maguito credita resultado a campanha animada na rua e redes sociais; Adriana ressalta que análise demonstra que ela está no caminho certo; e Vanderlan vê campanha evoluir se diz estar confiante


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 15/10/2020 às 16:16:39

Vanderlan, Adriana e Maguito (Fotos: divulgação)
Vanderlan, Adriana e Maguito (Fotos: divulgação)

Divulgada nesta quinta-feira (15), a pesquisa Fox Mappin / O Hoje mostra um cenário bem mais equilibrado do que as últimas análises. Antes com ampla vantagem, o candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD), nesta avaliação, aparece com 19,4%, em empate técnico com o emedebista Maguito Vilela, 19,0%; e a petista Adriana Accorsi (17,4%).

Ao Mais Goiás, o emedebista afirmou pesquisas são retratos do momento. “Estamos com uma campanha muito animada na rua, nas redes sociais, e desde 9 de outubro começaram os programas na TV e no rádio”, completou.

Maguito disse, ainda, que o projeto da coligação dele é factível, mas também ousado nas ações para garantir o desenvolvimento da nossa cidade e o bem-estar das pessoas. “Temos experiência para realizar o que propormos e um histórico que comprova isto. Então estou convicto que à medida que a população receber nossas propostas, nos confiará o voto.”

Já Adriana, disse que o documento demonstra que o partido está no caminho certo, com uma campanha propositiva e respeitosa. “Não revida ataques. Explica claramente como vou administrar Goiânia em cada área de atuação. Não são propostas mirabolantes ou milagrosas. É o projeto bem estruturado de como tornar Goiânia uma cidade melhor para cada pessoa.”

Segundo ela, as propostas são levadas de forma respeitosa para a sociedade, dando prioridade a reuniões virtuais e a eventos presenciais com respeito a normas sanitárias para todas as regiões da cidade. “A população está assimilando nossa mensagem e abraçando nossa campanha”, celebra.

O candidato Vanderlan Cardoso também comentou a pesquisa. “Vejo com muita tranquilidade os números divulgados recentemente. Começou o horário eleitoral na TV e no rádio e nossa campanha está evoluindo e ganhando corpo com a participação da população. Estamos intensificando as visitas e aumentando ainda mais o contato com as pessoas, mostrando nosso projeto de desenvolvimento para a cidade, que vai fazer com que Goiânia entre em um novo momento. Seguimos liderando todas as pesquisas e estamos muito confiantes.”

Outros dados

Na pesquisa espontânea, quando não os nomes dos candidatos não são apresentados, a disputa está embolada. Vanderlan lidera com 13,3%, contra 12,8% de Adriana e 12,5% de Maguito.

Em relação ao segundo turno, foram destacados três cenários entre os primeiros colocados. Neles, Adriana Accorsi vence contra dois principais candidatos no segundo turno.

No primeiro cenário, entre Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso, a deputada estadual tem 37,6% das intenções de voto, contra 37,1% do senador. Ela vence, também, Maguito com 37,9% da preferência dos eleitores, contra 30,6% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

Já na disputa entre Vanderlan e Maguito, o emedebista tem 29,2% das intenções de voto, contra 37,5% do senador.

Metodologia da pesquisa

Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, a pesquisa tem nível de confiança de 95% e foram entrevistados 784 eleitores em 175 bairros de Goiânia, entre os dias 1 e 8 de outubro de 2020. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: GO-00178/2020.

*Matéria atualizada às 23h com o posicionamento do candidato Vanderlan Cardoso