Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Eduardo Kobra presenteia Fiocruz e Butantan com painéis sobre vacinas contra a Covid

O artista e muralista Eduardo Kobra, presenteia amanhã (23) o Instituto Butantan e a Fiocruz com telas produzidas por ele ainda no início da pandemia, com mensagens de esperança em torno da vacina

eduardo kobra butantan fiocruz
(Foto: Acervo de Eduardo Kobra/Divulgação)

O artista de rua e muralista brasileiro Eduardo Kobra, usou todo seu talento para presentear o Instituto Butatan e a Fiocruz com duas obras que inspiram esperança. Com a vacinação contra a Covid-19 acontecendo por todo o país, a intenção é homenagear os cientistas brasileiros e as unidades envolvidas no processo, que desde o início da pandemia estão trabalhando incansavelmente em busca de vacinas. São dois painéis com autoria do artista, cada um com 1m80 por 1m80. A entrega será feita amanhã, terça-feira (23/02), sendo que um painel será destinado ao Butantan, também em comemoração aos seus 120 anos de existência, enquanto o outro será destinado à Fiocruz.

As telas foram produzidas no início do ano passado, assim que a pandemia começou. Kobra se inspirou na esperança para a desenvolvimento das vacinas, que desde aquele momento, representavam e continuam representando um sinal para o fim desse momento terrível de nossa história.

Segundo Eduardo Kobra: “Agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida“, conclui.

Obra “Respirar”

Além dos dois painéis que serão doados pelo artista amanhã (23), uma outra obra feita por ele também chamou atenção para uma questão importante nos últimos tempos. Eduardo Kobra transformou um cilindro de oxigênio de 1m30, que já estava em desuso, em uma incrível obra de arte chamada “Respirar”.

Esta foi a primeira ação desenvolvida pelo Instituto Kobra, que tem como premissa a ideia de que a arte é uns instrumento de transformação.

O cilindro foi pintado como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. A ideia era colocar a obra em leilão, cujo valor arrecadado seria integralmente revertido para instituições que estão sofrendo com a falta de oxigênio.

No entanto, por meio da ONE, do Grupo VG, um parceiro de Eduardo Kobra, o movimento “UniãoBR” ficou sabendo da iniciativa e resolveu adquirir a obra. Os recursos obtidos com a venda da peça serão aplicados integralmente na instalação de duas usinas de oxigênio que serão entregues à Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500