Karla Araujo
Do Mais Goiás

Eclipse solar pode ser visto em Goiás

Um morador de Nova Veneza conseguiu fotografar o fenômeno. O próximo acontecerá no dia 21 de agosto e poderá ser visto do Brasil

Mesmo com o céu nublado, o primeiro eclipse solar de 2017 pode ser observado em alguns pontos de Goiás. Morador de Nova Veneza, município da Região Metropolitana de Goiânia, o dentista Kamonn Cardoso Martins, de 26 anos, conseguiu registrar parte do eclipse.

“O céu está coberto com nuvens. Deu para ver apenas por alguns minutos. Desde que fiquei sabendo que ia acontecer, estou aguardando. Não sabemos quando será possível ver algo assim novamente”, diz Kamon.
Segundo o Observatório Nacional, este eclipse é anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

O Brasil terá a oportunidade de visualizar outro fenômeno solar ainda este ano. Em 21 de agosto, haverá um eclipse total do sol, que poderá ser visto no parcialmente somente na região nordeste, próximo do horário do pôr do sol.