Cavalhadas

“É uma cultura goiana que deve ser preservada”, diz Marconi nas Cavalhadas de Corumbá

Marconi assistiu à apresentação da Banda 13 de Maio e à batalha entre mouros e cristãos ao lado de autoridades da cidade




O governador Marconi Perillo participou na tarde desta sexta-feira, 9, da tradicional festa das Cavalhadas de Corumbá de Goiás, que é realizada há 54 anos na cidade. “Participo das Cavalhadas há 40 anos. É uma cultura goiana que deve ser preservada por nós,” afirmou ao chegar.

Marconi assistiu à apresentação da Banda 13 de Maio e à batalha entre mouros e cristãos ao lado de autoridades da cidade. A representação da batalha é realizada desde o século 18, e atrai turistas de todo Estado. As Cavalhadas têm apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e ocorrem durante a Festa de Nossa Senhora da Penha.

Durante as apresentações no Cavalhódromo, cavaleiros se enfrentam nas lutas e corridas que terminam com a vitória dos cristãos, convencendo os mouros a se batizarem. Após a batalha, é selada a amizade entre os dois exércitos que se enfrentaram.

A Goiás Turismo lançou este ano o Circuito Cavalhadas Goiás, uma iniciativa que oficializa e sistematiza o apoio do Governo de Goiás a essas manifestações culturais e religiosas, além de promover o turismo a partir da realização das festas religiosas. Em Corumbá, aproximadamente 15 mil pessoas participam por dia das apresentações e dos festejos de Nossa Senhora da Penha.