Tecnologia

Durante bate-papo com internautas, Marconi anuncia Atendente Virtual

Ferramenta de interatividade permitirá que usuários façam pesquisas e solicitem serviços, por voz ou texto, aos órgãos públicos




O governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (04/09), durante bate-papo com internautas sobre ciência e tecnologia, o projeto Atendente Virtual, que promete facilitar a comunicação e a prestação de serviços do governo ao cidadão.

Trata-se de uma ferramenta de interatividade que será hospedada nas páginas das principais secretarias e disponibilizada também para tablets e telefones celulares. “Em novembro próximo já deve estar funcionando”, adiantou Marconi. A iniciativa, segundo ele, faz parte do pacote de ações voltadas para a inovação e que soma-se às outras já existentes para desburocratização do Estado.

Os primeiros órgãos a receberem o aplicativo serão a Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Detran-GO. A ferramenta – uma rede neural de reconhecimento de palavras – permitirá que o usuário faça pesquisas e solicite serviços, por voz ou texto, de maneira semelhante ao que é oferecido, por exemplo, no site da companhia aérea TAM, que tem a atendente virtual Júlia. Depois de finalizada a instalação do aplicativo nos dois primeiros órgãos, as demais pastas do Executivo também receberão a ferramenta.