SEGURANÇA

Disque Corrupção registra 31 denúncias desde novembro de 2019, em Goiás

Telefone 181 foi criado pelo governador Caiado e já resultou em 14 operações policiais contra crimes do colarinho branco


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 04/01/2021 às 16:07:36

Polícia Civil (Foto: Governo do Estado)
Polícia Civil (Foto: Governo do Estado)

Criado pelo governo do Estado em novembro de 2019, o “Disque Combate à Corrupção” já registrou, em 13 meses de existência, 31 denúncias relativas à prática de crimes do colarinho branco em Goiás. Estas 31 denúncias ensejaram a realização de 14 operações policiais. Os dados da Secretaria de Segurança Pública. O serviço funciona das seis da manhã à meia-noite, entre segunda e sexta-feira e nos feriados. Oito pessoas trabalham no atendimento.

Como exemplo de desdobramentos de denúncias feitas pelo telefone (número 181), o superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Alexandre Pinto Lourenço, cita as operações “Cegueira Deliberada” e “Metástase”. Enquanto a primeira apurou desvios de recursos envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e uma empresa responsável pela vistoria veicular, a outra colocou na mira do então Grupo Especial de Combate à Corrupção (Geccor) negociações ilícitas entre o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) e um instituto médico responsável por tratamento oncológico.

Serviu de modelo para a criação de um canal semelhante no Ministério da Justiça.