Educação

Disciplina e esforço conjunto são o segredo do sucesso de colégio militar de Anápolis, diz diretor

Colégio Dr. Cézar Toledo alcançou, novamente, a marca de melhor colégio de Goiás nos últimos anos do Ensino Fundamental




Disciplina e trabalho em equipe. Para o tenente-coronel Edmilson Pereira de Araújo, esse é o segredo para o sucesso do Colégio da Polícia Militar de Goiás Dr. Cézar Toledo, que ele dirige desde 2011.

A unidade, localizada em Anápolis, está há cinco anos na lista de melhores instituições de ensino do Brasil. No último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o colégio aparece com nota 7,2, em 3º lugar nos anos finais do Ensino Fundamental dentre colégios de redes estaduais em todo o Brasil e em 1º em Goiás. Os índices são referentes a 2015.

“Nós já éramos o 1º do Estado e um dos melhores do Brasil desde 2011, e graças a Deus a gente tem conseguido melhorar o ranking com os esforços de todos os funcionários”, afirma o tenente-coronel. Naquele ano, a escola obteve nota 6,7 e ficou em 1º lugar no Estado e 20º no País. 

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional). 

Além do trabalho árduo, Edmilson destaca também que o colégio preza pela relação com os pais, o que pode ter impactado nos resultados apresentados. “Temos uma parceria muito boa com os pais. Acreditamos que eles devam compartilhar os bons momentos e aqueles não tão bons, participar da vida acadêmica. Isso tem surtido efeito”, avalia.

Além desses fatores, o diretor não vê maiores diferenças com qualquer outro colégio militar do Estado. “Na realidade os colégios da PM são praticamente idênticos, apenas uns têm mais e outros têm menos tempo de implantação. Aqui nós já estamos com 11 anos e só há cinco mais antigos em Goiás”, comenta. Segundo ele, as cobranças feitas no Dr. Cézar Toledo são as mesmas de outras unidades militares, e o conteúdo pedagógico é praticamente idêntico ao de qualquer outro colégio da rede estadual.

Atualmente, o colégio conta com 1.969 alunos e 165 funcionários, dos quais 80 são professores. Eles têm à disposição duas quadras de esporte, piscina, tatame, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, sala de dança e espaço reservado para a prática de xadrez. “Aqui os alunos praticam 12 modalidades de esporte no contraturno”, revela Edmilson.

Para o diretor, a estrutura oferecida e a dedicação de pais e funcionários, associadas ao rigor militar ajudam a alcançar os resultados apresentados. “Nós preparamos os alunos para a vida, não apenas na parte pedagógica”, diz. “Um dos pilares do militarismo é a disciplina, mas eu acredito que essa disciplina pode ser aplicada em qualquer entidade, empresa ou associação religiosa. Onde há disciplina, tudo flui bem”, destaca.

 

Tópicos