fiscalização

Diante de crise, PSOL pede que Congresso e TCU fiscalizem Ministério da Saúde

Proposta se volta para o controle do processo de compra e de distribuição de testes para diagnóstico da Covid-19 e para a subnotificação de casos no SUS


FolhaPress
FolhaPress
Do FolhaPress | Em: 07/04/2020 às 22:31:47

Congresso Nacional (Foto: EBC/Agência Brasil)
Congresso Nacional (Foto: EBC/Agência Brasil)

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou, nesta segunda-feira (6), um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize o Ministério da Saúde, junto ao Congresso, durante o enfrentamento do novo coronavírus no Brasil.

A proposta se volta para o controle do processo de compra e de distribuição de testes para diagnóstico da Covid-19 e para a subnotificação de casos no SUS.

“É imperativo que o poder público consiga precisar a real dimensão do avanço do vírus em território nacional. E um dos gargalos nesse processo, apontado pelo próprio Ministério da Saúde, é a insuficiência de kits de testagem e a demora em examinar amostras coletadas pelos laboratórios”, diz o documento.

O texto menciona a instabilidade na pasta de Saúde diante dos rumores de que o presidente Jair Bolsonaro avalia demitir o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Após um dia de especulações, na noite de segunda-feira Mandetta afirmou que permanecerá no cargo.

“Nós vamos continuar, porque continuamos vamos continuar enfrentando o nosso inimigo, que tem nome e sobrenome, o Covid-19”, disse em entrevista coletiva após reunião com Bolsonaro e outros ministros no Planalto.