Dia Internacional dos Museus: espaços em Goiânia oferecem visitas online

As visitas virtuais podem ser realizadas no MAG e no Museu Municipal Frei Confaloni

Museus em Goiânia oferecem opção de passeio virtual
Museu de Arte de Goiânia (MAG) permite visitas virtuais ( Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (18), é celebrado o Dia Internacional dos Museus – data instaurada no ano de 1977, por uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de incentivar a visita da população a esses espaços que resguardam cultura e história. Infelizmente, desde o início da pandemia os museus em Goiânia e por todos os cantos do Brasil permanecem fechados.

Apesar disso, ainda é possível fazer um passeio virtual por alguns destes espaços na capital. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), administra dois museus municipais: o Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, e também o Museu Municipal Frei Confaloni, que fica no Centro Cultural Estação Cultura, na Praça do Trabalhador.

Embora estejam fechados para visitas presenciais, ambos permanecem abertos em ambiente virtual, com exposições online para acessar quando e de onde você quiser. Confira abaixo mais detalhes sobre estes museus em Goiânia.

Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Inaugurado em 20 de outubro de 1970, o MAG é o primeiro museu público de artes plásticas do Centro-Oeste. De caráter permanente, tem o objetivo de cuidar e abrigar as obras de seu acervo, estimulando também a produção artística nos mais diversos setores. Quando aberto para visitas presenciais, recebe um público estimado de 20 mil pessoas anualmente.

Atualmente, o MAG sedia a exposição online de Suyan de Matos: “A Mulher Forte Arrancou a Dor e a Aprisionou Numa Caixa”; a exposição “Sala Compacta do MAG”; e “Caminhos e Veredas”, de Elder Rocha Lima, além de exposições físicas e virtuais do acervo do MAG de Atílio Correia Lima,  Paulo Humberto Almeida e Paulo Fogaça.

Para acompanhar, acesse o Instagram @museudeartedegoiania, ou faça um passeio virtual completo clicando aqui.

Museu Municipal Frei Confaloni

Em Goiânia desde 2019, o museu é dividido entre a Galeria Luiz Curado, que abriga exposições temporárias, e uma exposição permanente com obras de Confaloni.

Este é o museu mais recente da capital, retratando as mais diversas épocas e ilustrando a trajetória do artista pelo modernismo, que contribuiu para inserir o movimento nas artes visuais de Goiás.

O Cerrado, a paisagem das cidades históricas, como Pirenópolis, e a flora da região, como os buritis, são alguns dos elementos figurativos das obras expostas.

Para acompanhar, acesse o Instagram @museufreiconfaloni, ou faça um passeio virtual completo clicando aqui.

Leia também: