Dia Internacional da Mulher: Filmes e séries que homenageiam grandes mulheres

O Mais Goiás separou 10 obras que celebram a luta e o protagonismo da mulher

Dia Internacional da Mulher: Filmes e séries que homenageiam grandes mulheres
Dia Internacional da Mulher: Filmes e séries que homenageiam grandes mulheres

Quem disse que mulher é o sexo frágil, disse errado! As mulheres, além de coração, têm força, garra e competência para fazer o que quiserem, quando e onde quiserem. Todos os atributos delas devem ser lembrados e reconhecidos sempre, principalmente no Dia Internacional da Mulher.

Para celebrar a data, nada mais justo que uma boa e velha lista com algumas produções que mostram justamente isso, o Girl Power em sua essência, independente da aplicação.

Confira 10 obras que dão protagonismo à mulher

Histórias Cruzadas

Nos Estados Unidos dos anos 60, o racismo e a segregação eram predominantes. Como o próprio nome já antecipa, somos apresentados a histórias de diferentes mulheres que, pelo destino, se cruzam de alguma forma. Cada uma com essência, bagagem, sonhos, dramas, pensamentos e atitudes próprios.

Erin Bronkovich

Muitas mulheres se identificam com a personagem Erin Bronkovich, que teve sua história real contada no filme. Ela é uma mulher que, mesmo com todas as comuns dificuldades que a sociedade aplicava (ou aplica?) sobre as mulheres, chefia sua casa, cuida dos filhos, busca ascender profissionalmente e ainda luta pelo bem de toda uma cidade da Califórnia.

Estrelas Além do Tempo

Mais uma história real contada em filme, digna de indicações ao Oscar não por acaso. O filme conta sobre uma equipe da NASA, composta por mulheres afro-americanas, fundamental para a vitória dos EUA sobre a Rússia durante a Guerra Fria. Elas comandaram uma das maiores operações tecnológicas registradas e fizeram história.

Joy: O Nome do Sucesso

Com uma família super complicada e uma vida conjugal pior ainda, Joy é uma jovem mãe que almeja um futuro melhor para ela e os filhos. Criativa, após inventar um esfregão e lutar muito para vender a ideia, torna-se uma das empreendedoras mais prósperas dos Estados Unidos. É uma história real de força e persistência.

Flor do Deserto

A biografia nos apresenta à jovem Waris Dirie, que foge sozinha da Somália e de todos os terrores que viveu por lá em busca de uma vida melhor e de mais oportunidades em Londres. Após – literalmente – enfrentar o deserto que lhe esperava, foi descoberta por profissionais e se tornou uma super modelo. Após o sucesso, declarou ao mundo que, aos cinco anos, fora vítima de excisão feminina, começa a lutar contra a tradição e torna-se embaixadora da ONU.

Kill Bill

Não! Os dois volumes de Kill Bill não são apenas dois filmes sangrentos como o diretor Quentin Tarantino gosta. Ele mostra uma mulher que é capaz de tudo, até mesmo de se superar, para vingar a morte de todos que amava.

Aves de Rapina

Este não é só mais um filme com mulheres como personagens principais, sim uma grande produção com grandes mulheres por trás. Além das vilãs protagonistas, a diretora e a roteirista também são mulheres, o que mudou totalmente a forma como Arlequina é retratada nas lentes em relação a Esquadrão Suicida

Mulan

A personagem retratada na animação conquistou o posto de Princesa Disney por ato heroico realizado. Mulan é uma jovem que arrisca a vida, em uma época de leis e costumes intolerantes, disfarçando-se em meio aos homens para lutar na guerra e poupar o pai. A história ganhará uma versão em live-action com estreia prevista para o dia 26 de março.

The Handmaid’s Tale

“A ficção científica tem monstros e naves espaciais, a ficção especulativa poderia acontecer de verdade”, resumiu Margaret Atwood, autora da obra que originou a série, ao explicar a trama. Nela, somos apresentados a um futuro onde mulheres são “máquinas de reprodução e submissão”, mas nem todas concordam com isso.

How To Get Away With Murder

Mulheres ainda não têm o espaço profissional devido. Logo, uma série que nos apresenta uma advogada referência em sua área, ocupando cargo alto e dona de grande prestígio pela profissional que é merece ser lembrada, sim ou com certeza?

Claro que não são apenas dez as obras que nos apresentam mulheres fortes, suas essências, exemplos e histórias, mas exemplificam bem o poder feminino. Qual outro filme ou série você gostaria de ver na lista?