8 de outubro

Dia do Nordestino movimenta as redes sociais

Data foi escolhida para homenagear toda a diversidade cultural e folclórica típica da região. Diversas pessoas lembraram da data nas redes sociais


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 08/10/2019 às 16:07:28

Uma das praias de Natal (RN) (Foto: Reprodução)
Uma das praias de Natal (RN) (Foto: Reprodução)

O Dia do Nordestino é comemorado nesta terça-feira (8). A data foi escolhida para homenagear toda a diversidade cultural e folclórica típica da região. E, por isso, hoje o assunto está entre os mais comentados nas redes sociais, para lembrar a luta de um povo que mostra exemplo de raça e força para todo o restante do país.

 

A Região Nordeste é formada por nove estados: Maranhão, Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Todos eles são litorâneos. E por falar em mar, é no Nordeste que está boa parte das praias mais bonitas do Brasil como Jericoacoara (CE), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Praia do Gunga (AL), Praia do Espelho (BA), Canoa Quebrada (CE), Porto de Galinhas (PE), Genipabu (RN), Praia da Pipa (RN), entre outras.

Dia do Nordestino movimenta as redes sociais

Lençóis Maranhenses (MA) (Foto: Reprodução)

Dia do Nordestino movimenta as redes sociais

Chapada Diamantina (BA) (Foto: Reprodução)

Dia do Nordestino movimenta as redes sociais

Fernando de Noronha (PE) (Foto: Reprodução)

O arquipélago mais famoso do país, Fernando de Noronha, também é nordestino: fica em Pernambuco. A região também conta com outras belezas como os Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA), Cachoeira da Pedra Caída (MA), Delta do Rio Paranaíba (PI) e o Parque Nacional Serra da Capivara (PI).

A culinária nordestina também é muito rica. O cuscuz e a tapioca são os mais consumidos em todo país. Porém também existem outras outras delícias como carne seca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.

Além disso, essa parte do Brasil também é responsável por trazer diversos nomes no cenário musical: Alceu Valença (Pernambuco), Caetano Veloso (Bahia), Giberto Gil (Bahia), Gal Costa (Bahia), Fagner (Ceará), Elba Ramalho (Paraíba), Maria Betânia (Bahia). Outros nomes de destaque são Luiz Gonzaga (Pernambuco) – eterno Rei do Baião -, Dominguinhos (Pernambuco), Lenine (Pernambuco), Alcione (Maranhão), Zé Ramalho (Paraíba), Ivete Sangalo (Bahia), Pitty (Bahia).

A região também é berço dos principais nomes do humor brasileiro: Matheus Ceará (A Praça é Nossa), Chico Anysio (Escolinha do Professor Raimundo), Renato Aragão (Os Trapalhões), Tiririca (Show do Tom), Tirullipa (Instagram), Tom Cavalcante (Sai de Baixo), Wellington Muniz (Ceará), Edmilson Filho (Cine Holiúddy), Carlinhos Maia (Instagram), Whindersson Nunes (YouTube), Canarinho (A Praça é Nossa), Cláudio Manoel (Casseta & Planeta, Urgente!), Cremilda Santana (Gaga de Ilhéus), Luís Miranda (Zorra), Shaolin (Record TV), Fabiana Karla (Zorra), Faxinildo (Programa do Ratinho), Pedro de Lara (Programa Silvio Santos), David Brasil (SBT), entre outros.

Com tanta positividade e cheio de qualidades, o Nordeste se tornou uma referência para o restante do país. Com um povo que exala alegria, determinação, garra, força e esperança. O Mais Goiás deseja a todos que nasceram nessa adorada região um feliz Dia do Nordestino.

Dia do Nordestino movimenta as redes sociais

Praia de Jericoacoara (Foto: Reprodução)