HUM DELÍCIA

Dia do Chocolate: curiosidades e os benefícios para a saúde

Alimento previne o envelhecimento e reduz o estresse. Conheça outras vantagens no consumo do chocolate e aproveite essa data tão doce


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 07/07/2020 às 10:40:48

Alimento previne o envelhecimento e reduz o estresse. Conheça outras vantagens no consumo do chocolate e aproveite essa data tão doce (Foto: Reprodução)
Alimento previne o envelhecimento e reduz o estresse. Conheça outras vantagens no consumo do chocolate e aproveite essa data tão doce (Foto: Reprodução)

O dia mundial do chocolate é celebrado nesta terça-feira, 7 de julho. Mas antes de conhecer algumas curiosidades e os benefícios para a saúde, vamos voltar no passado e conhecer um pouco da história desse alimento tão amado pela maioria das pessoas.

Feito com base no cacau, sua origem remonta às civilizações da América Central. Ele foi levado para a Europa, onde se popularizou nos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido ao clima, na época não foi possível o plantio na Europa. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.

O chocolate era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido.

Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado. Também é usado como ingrediente de um grande número de alimentos e passou a ser associado a determinadas festividades, como a Páscoa.

Curiosidades

Gosto de cacau

A poupa do cacau in natura não tem o gosto e o cheiro característicos do chocolate. É isso mesmo. O aroma que a gente conhece começa a ser desenvolvido na etapa de secagem do cacau (a semente do fruto), ainda na fazenda; é acentuado na torrefação, que tira a umidade da amêndoa, antes de ela seguir para o processo de moagem. Somente já nas indústrias, durante o processo de mistura, é que o sabor se consolida.

Refinamento

A conchagem, um longo processo de mistura e agitação, pode levar de 12 horas a até dias. O tempo depende do tipo de produto. É esse processo que determina a textura e consolida o sabor. Esta etapa acontece logo depois da mistura dos ingredientes: licor de cacau ou torta de cacau (massa resultante do processo de moagem da amêndoa de cacau), manteiga de cacau, leite e açúcar. Outros ingredientes também podem ser adicionados.

Chocolate branco

Essa história de que chocolate branco não é chocolate é balela! Durante o processo de moagem, são obtidos da amêndoa dois subprodutos: a torta de cacau (massa resultante da moagem) e a manteiga de cacau (gordura que é presente na amêndoa). A receita do chocolate branco é composta por manteiga de cacau, leite e açúcar.

Bombons

As caixas de bombons lideram a fabricação de produtos de chocolate. Em 2019, essa categoria representou 22% do total das 559 mil toneladas de chocolate fabricadas. Somando achocolatado em pó, a produção total da indústria brasileira foi de 756 mil toneladas no ano passado.

Trabalho

A indústria nacional de chocolate emprega 23,6 mil pessoas de forma direta. Análise da Consultoria Tendências, encomendada pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), em 2018, indicou que a cada emprego gerado no setor de Chocolates, Amendoim e Balas, outros 3,78 postos são gerados de forma indireta.

Consumo

Ainda segundo a ABICAB, 75% da população consome chocolate e as mulheres são maioria (56%). Em média, cada brasileiro ingere 2,6 quilos por ano e o mercado fatura mais de R$ 13 bilhões anuais.

Benefícios

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos, o chocolate pode auxiliar no combate ao câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau são ricas em antioxidantes que protegem as células dos tumores degenerativos. A nutricionista Camila Oliveira, listou alguns dos benefícios do chocolate, confira:

Previne o envelhecimento

O cacau é rico em polifenóis, compostos bioativos poderosos, ricos em antioxidantes que podem ser comparados ao chá verde. Contudo, para isso é necessário escolher chocolates com altas porcentagens de cacau, pois possuem mais compostos ativos, além de ter menos gordura e açúcar.

Anti-inflamatório

Algumas doenças são desencadeadas por inflamações crônicas, como Diabetes e Alzheimer. O cacau é rico em uma substância que age diretamente contra os radicais livres, os chamados flavonóides.

Pré-treino

Um pequeno tablete de chocolate já é o suficiente para aumentar a energia e a disposição para praticar exercícios. Mas lembre-se! A barrinha não substitui uma refeição antes de malhar.

Previne doenças cardiovasculares e AVC

Consumir chocolate amargo melhora o fluxo sanguíneo evitando a coagulação do sangue. E por suas propriedades antioxidantes mantém as veias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no corpo todo.

Reduz o estresse e alivia dores

Outros dos vários benefícios do chocolate é que ele é rico em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, por isso deixa aquela sensação de leveza e reduz os níveis de irritabilidade. É como se o alimento agisse como um analgésico natural, aliviando pequenas dores.

Estudantes desenvolvem chocolate vegano feito com beterraba, em Goianira

*Com informações dos sites Sabor à Vida e Mercado do Cacau