Do Mais Goiás

Dia das Crianças em comunidade calunga terá entrega de bicicletas arrecadadas

Fruto de doações do projeto De Bike Pra Escola, as primeiras 60 bicicletas arrecadadas serão entregues às crianças na comunidade nesta quarta-feira

A comemoração do Dia das Crianças deste ano terá novidades para os meninos e meninas da comunidade calunga do Vão de Almas, em Cavalcante, no Nordeste goiano. É que elas vão ganhar um presente especial, que, além de servir como brinquedo, será muito útil no dia a dia, sobretudo para chegar à escola. Fruto de doações do projeto De Bike Pra Escola, as primeiras 60 bicicletas arrecadadas serão entregues às crianças na comunidade nesta quarta-feira (12).

Parceira do projeto, idealizado por três estudantes de São Paulo, a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto informa que a entrega das bicicletas acontecerá num evento festivo, com brincadeiras, mas também orientações sobre cuidados ao pedalar. Além de integrantes da promotoria, a ação mobilizará mais de 10 voluntários, entre moradores de Cavalcante, da comunidade calunga e visitantes vindos de São Paulo.

O projeto De Bike pra Escola surgiu a partir da mobilização das estudantes Carla Marinho, Amanda Letícia e Maria Lívia. Colegas em um cursinho pré-vestibular na capital paulista, elas se sensibilizaram com a dura realidade das crianças da comunidade de Vão de Almas. Muitas delas têm de caminhar até 15 quilômetros para chegar à escola, em razão da dificuldade de acesso do transporte escolar.

Ao tomar conhecimento da situação, Carla Marinho, que é sobrinha da promotora Úrsula Cavalcante, resolveu fazer algo para tentar ajudar esses meninos e meninas. Ao conversar com a tia, constatou que poderia colaborar com uma ideia que contribuísse para o acesso à educação. Buscou, então, o apoio das amigas para colocar em prática o projeto de arrecadar bicicletas para as crianças por meio de doações, seja dos veículos ou do dinheiro para adquiri-los.

A campanha, iniciada no ano passado, foi concebida para alcançar o maior possível número possível de adesões, facilitando as doações. Assim, foi utilizado um site de arrecadação, o Vakinha, que permitiu chegar ao número de bikes que estão sendo entregues nesta primeira ação. Com a divulgação da proposta pelas redes sociais, em especial o Facebook, a mensagem do projeto sensibilizou doadores de São Paulo, Brasília e Goiânia.

A intenção das idealizadoras da iniciativa, contudo, é conseguir mais doações para chegar à meta de 120 bicicletas, o que atenderá a toda comunidade. A iniciativa conta com o apoio integral do Ministério Público na comarca.
Quem quiser colaborar, pode doar pelo site www.vakinha.com.br/vaquinha/de-bike-pra-escola ou pelo e-mail [email protected] (para quem prefere doar bicicletas). Para conhecer o projeto, acesse o site www.debikepraescola.com.br, a página no Facebook (www.facebook.com/debikepraescola) ou o Instagram (www.instagram.com/debikepraescola).

(MPGO)