Trânsito

Detran promove blitze educativas pelos dias do Motorista e Motociclista

Nesta segunda-feira (27/07), técnicos do órgão se unem a grupos de artistas para realizar três blitze educativas em três pontos diferentes da capital.





//

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) aposta na educação para o trânsito para comemorar duas datas importantes para a mobilidade urbana: o Dia do Motorista, comemorado no dia 25 de julho, e o Dia do Motociclista, celebrado no dia 27 deste mesmo mês. Nesta segunda-feira (27/07), técnicos do órgão se unem a grupos de artistas para realizar três blitze educativas em três pontos diferentes da capital.

Os grupos Cia Circulango, Monstros do Circo Crew e Trupe Acroex realizarão apresentações em sinaleiros das praças Nova Suíça, Tamandaré e do Bandeirante. O projeto será lançado às 8h30 na Praça Tamandaré, onde haverá apresentação de um número musical com malabarismo de cones, distribuição de coletes refletivos para motociclistas, entrega de cartilhas educativas e instalação de antenas corta-pipas nas motos.

As blitze serão realizadas pela manhã e à tarde e, além da apresentação do musical, haverá ainda um flash mob com street dance e monociclo com malabares nos outros dois pontos da cidade. As intervenções artísticas vão chamar a atenção para ações básicas de trânsito, como o uso adequado do capacete, o de cinto de segurança para todos os passageiros do veículo, a importância de não beber antes de dirigir, o respeito aos pedestres e a outras regras de trânsito. “São ações como essa que geram mudança no comportamento dos condutores. Os resultados não são imediatos, mas estamos investindo em uma estratégia voltada para a educação”,observa o presidente do Detran-GO, João Furtado Neto.

Apresentações temáticas
A apresentação do monociclo com malabares alerta para os riscos de se combinar álcool com direção. O musical chama a atenção para a importância de respeitar a sinalização e as leis de trânsito. No flash mob, os dançarinos vão se apresentar de capacete e sensibilizar os motociclistas para a importância de conduzir com cuidado.

“Sabemos que as ações educativas são as mais eficientes para a criação de uma cultura pela paz no trânsito, especialmente aquelas voltadas para as crianças e aos adolescentes, que serão as próximas gerações de motoristas. Agimos para despertar nelas a consciência do trânsito seguro, que é obrigação de todos”, diz o presidente.

Em Goiás, o número de motociclistas já é superior a 50% dos motoristas: são 1.289.088 condutores sobre duas rodas e 2.430.844 motoristas de carros. Em Goiânia, a proporção é um pouco menor: 293.350 e 829.929, respectivamente.

O Detran vem investindo maciçamente em ações educativas como o programa Balada Responsável, uma referência nacional. Nestas férias, ela está sendo realizada em todo o Estado, com o objetivo de orientar e sensibilizar motoristas e passageiros para a importância do respeito à legislação. Na primeira quinzena do mês, foram abordadas 19.199 pessoas pelas equipes de fiscalização (3.359) e de educação para o trânsito (15.840) do órgão.

Dia de São Cristóvão
O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho por ser a data dedicada a São Cristóvão, o padroeiro dos profissionais do volante. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. Ele era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens. Convertido, foi viver à margem de um rio, onde carregava pessoas de uma margem a outra. Já o dia 27 foi instituído Dia do Motociclista por lei federal. (Goiás Agora)

Tópicos