Trânsito

Detran leva Goiás Sinalizado a mais seis municípios

Mais 600 novas placas serão implantadas na próxima quinzena no Estado


Karla Araujo
Do Mais Goiás | Em: 08/03/2017 às 15:30:38

Itapirapuã, Luziânia, Ipameri, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena serão atendidos com a implantação das placas (Foto: Divulgação)
Itapirapuã, Luziânia, Ipameri, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena serão atendidos com a implantação das placas (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Sinalizado do Detran-GO, concluirá os trabalhos de sinalização horizontal e vertical em mais seis municípios na segunda quinzena de março. Itapirapuã, Luziânia, Ipameri, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena serão atendidos com a implantação de 600 placas de regulamentação e de advertência. Os trabalhos do programa são realizados durante todo o ano e priorizam municípios que ainda não integram o sistema nacional de trânsito.

Os seis municípios já receberam a sinalização horizontal, aquela executada sobre o pavimento para controle, advertência, orientação e informação do usuário, como faixas de pedestre e retenção. A implantação das placas marcará a conclusão dos trabalhos do Goiás Sinalizado nessas cidades. No ano passado, o programa beneficiou 72 municípios. Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a meta é intensificar o trabalhos até o próximo ano.

“Apesar do Código de Trânsito Brasileiro colocar a sinalização como competência dos municípios, o governador Marconi Perillo, sensível à crise enfrentada pelas prefeituras, vem auxiliando os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de sinalização de trânsito, por meio do Goiás Sinalizado”, destaca Manoel Xavier.

O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborado por engenheiros. O foco central é a redução dos pontos de conflitos; adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Segundo o gerente de Engenharia de Tráfego,

Renato Mundim, a proposta do trabalho é orientar condutores, ciclistas e pedestres, proporcionando maior segurança viária. “O objetivo principal é reduzir os índices de acidentes”, ressalta.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu cerca de 200 municípios. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja em boas condições.