Cidades

Detran leva educação de trânsito ao Rally do Sertões

Durante os preparativos para a largada, de 1º a 3 de setembro, serão realizadas abordagens, entrega de material educativo e o projeto Detranzinho




Se tem ronco de motores e automobilismo esportivo, não pode faltar educação para o trânsito. Por isso, o Detran-GO vai marcar presença na 24ª edição do Rally dos Sertões, maior prova off road da América Latina, que reúne pilotos reconhecidos nacional e internacionalmente. Durante os preparativos para a largada, de 1º a 3 de setembro, serão realizadas abordagens, entrega de material educativo e o projeto Detranzinho no Autódromo Internacional de Goiânia, com objetivo de atender o público do evento.

O rally é considerado a maior iniciativa social privada ligada ao esporte no país, contando com milhares de atendimentos médicos, distribuição de toneladas de material educativo e realização de centenas de palestras e oficinas instrutivas. A largada promocional desta edição será realizada no autódromo, no sábado, às 18h30. De Goiânia, as equipes partirão para Padre Bernardo, Cavalcante e Posse, de onde seguirá para o estado da Bahia.

“O Detran-GO vem cumprindo seu papel, levando educação para o trânsito para onde o povo está. Nada mais oportuno que aproveitarmos a paixão pelo automobilismo para despertarmos nesse público a importância do respeito às leis de trânsito e à vida”, destaca o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Por ano, 43 mil pessoas morrem no trânsito em todo o Brasil. “Esse número é inaceitável. Não podemos nos conformar. É preciso que adotemos uma nova postura no compartilhamento seguro das vias”, defende o presidente. Ele acrescenta ainda que a educação é a única ferramenta capaz de promover mudanças estruturais no trânsito.

As abordagens educativas integram o programa Balada Responsável tem o objetivo de sensibilizar os visitantes e participantes do evento para os riscos da combinação perigosa de álcool e direção. O programa Balada Responsável, desde o seu lançamento, em setembro de 2011, desenvolve diariamente, ações com o objetivo de alertar a população para os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Já o projeto Detranzinho objetiva sensibilizar os alunos das redes pública e privada de ensino a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education. O Detranzinho consiste na transmissão de conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios e conta com um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas.