Educação para o trânsito

Detran-GO inaugura 4 pistas de prova em Aparecida de Goiânia

Descentralização de exames práticos para candidatos à CNH maximiza o aproveitamento das aulas e melhora a formação do condutor

Cidades

Karla Araujo
Do Mais Goiás | Em: 07/08/2017 às 14:37:45

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Condutores mais aptos a enfrentar o trânsito e candidatos, instrutores e examinadores atendidos com maior conforto e comodidade. Esse será o resultado das mudanças nas pistas de prova prática de direção veicular, que se iniciam em Aparecida de Goiânia nesta terça-feira (8).

O município passa a contar com quatro locais para atender aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. Amanhã, já serão aplicados exames na pista do Ginásio do Setor Garavelo. Ao longo da semana, outras três pistas entram em funcionamento.

Até o último fim de semana, todas as provas práticas do Detran-GO em Aparecida de Goiânia eram aplicadas na pista da Vila Mariana, onde também são ministradas aulas aos alunos dos cerca de 80 Centros de Formação de Condutores do Município. “A descentralização das pistas era um desejo antigo dos CFCs e dos candidatos. Ela trará benefícios para toda a sociedade. Os alunos poderão receber aulas e fazer prova mais perto de casa; não teremos sobrecarga de veículos de CFCs nas pistas; e os instrutores terão mais tranquilidade para ministrar as aulas”, argumenta o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

As mudanças também são comemoradas pelos proprietários de CFCs. De acordo com o diretor da Associação dos CFCs de Aparecida de Goiânia, Neto Gomes, até a última semana, nos 50 minutos de aulas, os candidatos davam só uma a duas voltas no circuito. “Com as novas pistas, é possível dar até 10 voltas. Como descentralizou, diminuiu o número de alunos em cada pista e não é mais necessário ficar aguardando muito para treinar a baliza”, explica Neto.

A abertura de novas pistas deve contribuir com a melhoria da formação do condutor. “Sem a sobrecarga nas pistas, os candidatos poderão se desenvolver melhor e usar a quarta marcha, por exemplo, o que era impossível só com a pista da Vila Mariana”, destaca Neto.

Segundo Manoel Xavier, a descentralização das pistas integra um projeto amplo de melhoria na formação dos condutores. “Nessas novas pistas, temos banheiros adequados, bebedouros e área coberta. Estamos oferecendo condições de trabalho para que os CFCs cumpram sua missão, para que os candidatos recebam a formação adequada e sejam preparados para enfrentar o trânsito com segurança e seriedade”, pondera o presidente.

As mudanças iniciais contemplam apenas as provas de veículos de quatro rodas. Os exames práticos para Categoria A (motocicleta) continuarão sendo ministrados na pista da Vila Mariana. Porém, o Detran-GO e os CFCs já iniciaram as negociações para a implantação de nova pista de motocicleta em Aparecida de Goiânia. A autarquia está trabalhando para padronizar todas as pistas de prova até o final do ano.