Detran vai vistoriar cinco mil veículos de transporte escolar em Goiás

Fiscalização pretende atingir cerca de cinco mil veículos de transporte escolar nos 246 municípios de Goiás

Detran vai vistoriar 5 mil veículos de transporte escolar em Goiás
A fiscalização pretende atingir cerca de cinco mil veículos de transporte escolar nos 246 municípios de Goiás (Foto: Agência Cora)

O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vai retomar, a partir da próxima semana, a fiscalização em veículos de transporte escolar no estado. O processo de vistoria, que havia sido suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus, pretende alcançar cerca de cinco mil veículos.

As vistorias vão ocorrer em todo o estado entre os dias 23 de agosto a 29 de outubro. A inspeção, realizada semestralmente em parceria com o Ministério Público e a Polícia Militar, havia sido suspensa por conta da suspensão das aulas presenciais. Com o retorno delas, as fiscalização também voltará a acontecer.

O Detran deve vistoriar cerca de cinco mil veículos nos 246 municípios no intuito de checar as condições de circulação dos veículos e a documentação e qualificação dos condutores. Os trabalhos começarão pelos municípios de Iporá, Edéia, Ivolândia e Jandaia e se encerrarão, em 29 de outubro, em Sanclerlândia, conforme calendário divulgado no site www.detran.go.gov.br.

As prefeituras que tiverem os veículos reprovados ou que não apresentarem os veículos podem responder a uma Ação Civil, conforme prevê o Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público de Goiás.

Vistoria em veículos de transporte escolar em Goiás vai mudar

Conforme o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, este deve ser o último semestre em que elas serão realizadas nos moldes atuais. Souza adianta que, a partir de 2022, a vistoria deverá ser feita pelas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs). “Somente a validação será feita pela Gerência de Fiscalização do Detran”, comenta.

O Detran-GO informou que a partir do próximo ano, as ECVs farão a vistoria do transporte escolar com o aplicativo Detran GO ON Vistoria, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da autarquia para fazer o check list, conforme a legislação vigente.