Do Mais Goiás

Desempenho dos diretores das escolas estaduais passa a ser avaliado em agosto

Projeto Ressignificar deve analisar aspectos pedagógicos, estruturais, financeiros, comunitários e administrativos

Os diretores das unidades escolares da rede estadual de ensino vão passar por avaliação de desempenho. A medida, com o nome Projeto Ressignificar, foi anunciada pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) nesta segunda-feira (8) e tem início em agosto.

O objetivo é cumprir a determinação da Lei nº 20.115/18, que regulamenta o processo de escolha dos diretores das unidades escolares. Segundo a lei, só podem cumprir o mandato até o fim os gestores que forem submetidos a um processo de avaliação.

Segundo a Seduce, serão avaliados “os diretores que possuem escolarização e que estão no exercício da função há pelo menos três meses”. Além dos aspectos pedagógicos, estruturais, financeiros, comunitários e administrativos do mandato.

Para coletar os dados, a Seduce deve usar um formulário próprio coletado nas escolas, além de sistemas já utilizados pela pasta. Também foi criado o Sistema de Avaliação do Diretor (SAD) especificamente para o projeto.

A gerente de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Servidor da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Jurisleya Pinheiro de Melo Bernardo Lôbo, disse que a proposta foi apresentada e acatada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego). A assessoria da entidade, entretanto, não respondeu sobre  a questão até o fechamento da matéria.