Desastre

Desabamento de prédio em Fortaleza deixa uma pessoa morta e nove são resgatadas com vida

O número especulado de desaparecidos, segundo o Corpo de Bombeiros, é de dez pessoas. Duas já estão sendo resgatadas e duas morreram


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 15/10/2019 às 14:16:23

Duas mortes confirmadas no desabamento do prédio em Fortaleza (Foto: Reprodução)
Duas mortes confirmadas no desabamento do prédio em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Até o momento, foi confirmada uma morte após o desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, no Ceará. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram resgatas nove pessoas. Uma pessoa estaria presa no elevador que não consegue se comunicar com quem está tentando resgatá-la.

De acordo com o G1, o número especulado de desaparecidos, até o momento é de dez pessoas, segundo amigos e familiares que as procuraram. Duas vítimas estavam em contato visual com os bombeiros e estão se em operação de resgate.

A área de isolamento em torno do local foi ampliada. Os bombeiros pedem que todos fiquem em silêncio nas proximidades para que eles possam ouvir quem está nos escombros.

Estrutura do prédio

Uma das principais suspeitas do desabamento do edifício é o rompimento das pilastras de sustentação. Um vídeo mostra a estrutura em estado de deterioração, repletas de rachaduras.
De acordo com o El País Brasil, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA-CE), Emanuel Maia Mota, relatou que uma obra foi iniciada há alguns no local. Já a Prefeitura de Fortaleza afirmou não existir nenhum registro formal de obras no edifício que se localiza na área nobre da cidade.
Em 2012, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou uma lei com normas de inspeção predial para a cidade. Contudo, a Prefeitura nunca chegou a regularizá-la. Na noite da última segunda-feira (14), moradores do prédio afirmam que ouviram um forte barulho e, por isso, algumas famílias deixaram o local. Por esse motivo, os Bombeiros não sabem precisar, ainda, a quantidade de pessoas que estava dentro do edifício no momento do desabamento.

ERRATA:

Em publicação anterior, o Mais Goiás divulgou que haviam sido confirmadas duas mortes. Contudo, a informação estava incorreta. Os números das mortes, feridos e desaparecidos no acidente têm mudado a todo momento, de acordo com o trabalho feito pelas equipes de resgate.

* Essa notícia está sendo atualizada. Última atualização: 16h25min do dia 15/10/2019

*Com informações do G1 Ceará, da Globo News e do El País Brasil