DIREÇÃO VEICULAR

Dentran volta a aplicar provas de direção nesta quinta-feira (4)

Medidas de prevenção serão tomadas para proteção dos candidatos


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 03/06/2020 às 15:19:11

Entre as alterações na CNH, está a vinculação da suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração (Foto: Reprodução)
Entre as alterações na CNH, está a vinculação da suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração (Foto: Reprodução)

Com horário agendado, uso de equipamentos individuais de proteção, aferição de temperatura dos envolvidos e limitação de candidatos, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) retoma banca examinadora de direção veicular a partir de quinta-feira (4).

O projeto-piloto de retomada das provas práticas será realizado na sede da autarquia. A previsão é que, aos poucos, cumpridas as medidas de contenção à disseminação do novo coronavírus, as provas voltem a ocorrer em todo o Estado.

Os exames práticos de direção veicular para a obtenção ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram suspensos no dia 16 de março, devido à pandemia de Covid-19. Para retomada, foram necessários estudos técnicos e a adoção de uma série de medidas preventivas. Atualmente, em Goiás, tramitam cerca de 70 mil processos de habilitação nas diversas etapas (abertura de Renach, exames médicos, psicológicos, aulas e provas). Para evitar aglomeração na realização das provas práticas, o atendimento se dará com hora marcada. Cada examinador atenderá um candidato a cada meia hora, com o máximo de 14 aspirantes/hora por banca de veículos de quatro rodas. Somente o aluno em prova poderá permanecer no local.

Os veículos de quatro rodas deverão ser higienizados com água e sabão ou desinfetado com álcool 70% no intervalo entre as provas. Todos os envolvidos no processo deverão usar máscara e luvas. Os examinadores também atuarão com protetor facial.

Para a banca de habilitação em categoria A (motocicleta), serão agendadas, no máximo, 70 provas/dia. Os alunos terão que usar capacete próprio, não sendo permitido o compartilhamento. As áreas do veículo tocadas pelos alunos durante o trajeto (manoplas de aceleração e freio dianteiro, espelhos retrovisores, assento e tanque de combustível) deverão ser higienizadas antes da realização de cada prova.

De acordo com a regulamentação prevista na portaria 719/2020, ao adentrar no local de prova todos os envolvidos, inclusive, instrutores terão a temperatura aferida. Quem tiver com quadro febril não poderá ter acesso ao local de prova.