PRESIDENTE DOS EUA

Democratas entram com pedido de impeachment de Trump

Justificativa é que o republicano incitou as insurreições de 6 de janeiro, que culminaram com a invasão do Capitólio


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 11/01/2021 às 17:57:46

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Democratas deram entrada formal ao pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em breve sessão do Congresso, nesta segunda-feira (11). A justificativa é que o republicano incitou as insurreições de 6 de janeiro, que culminaram com a invasão do Capitólio.

Os congressistas alegam que a incitação foi feita por meio de afirmações falsas de que venceu o pleito do ano passado. O mandato de Trump, destaca-se, finaliza em nove dias, mas os democratas querem impedir que ele mantenha os direitos políticos após este período.

Os republicanos chegaram a contestar o pedido e a sessão foi adiada para a manha de terça (12). (Com informações da CNN Brasil)

Invasão ao Capitólio

Um grupo de manifestantes pró-Trump invadiu o prédio do Congresso, na última quarta-feira (6), onde ocorria a sessão que confirmaria a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro. A sessão chegou a ser suspensa, e o vice-presidente Mike Pence, que comandava o ato, foi levado para um local seguro.

Segundo testemunhas, tinham manifestantes armados dentro do prédio, e alguns deles tentam invadir o plenário da Câmara. Durante o protesto, inclusive, uma mulher foi baleada, não resistiu e morreu. Ela ficou em estado crítico após ser atingida na região do peito. Com isso, ao menos quatro pessoas morreram durante a invasão.

Leia mais:

O que pode acontecer com Trump e invasores do Capitólio, nos EUA?