Enem

Delegado da PF será nomeado presidente do Inep, instituto responsável pelo Enem

Elmer Coelho Vicenzi assume o cargo que estava vago desde que o ex-ministro Vélez Rodríguez demitiu Marcus Vinicius Rodrigues, após crise interna


Fabricio Moretti

Do Mais Goiás | Em: 15/04/2019 às 17:40:29


Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Inep (Foto: José Cruz / Agência Brasil)
Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Inep (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai nomear o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cargo estava vago desde que o ex-ministro da pasta Ricardo Vélez Rodríguez demitiu Marcus Vinicius Rodrigues, após uma crise interna envolvendo a avaliação federal da alfabetização, que foi cancelada e depois retomada pelo ministério.

Vicenzi é delegado da Polícia Federal e é especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito. Ele já atuou como diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O novo presidente do Inep também tem MBA em Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável pelas avaliações de larga escala no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Avaliação da Educação Básica — com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — e exames de mensuração da qualidade do ensino superior.

Outro importante cargo do Inep ainda está vago. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), que tem o Enem entre suas atribuições, está desde o fim de março sem um responsável, desde a saída do economista e engenheiro Paulo César Teixeira.

Teixeira pediu demissão em solidariedade a Marcus Vinicius Rodrigues.