CHUVA

Defesa Civil indica pontos críticos de Goiânia em que pode haver alagamentos

Orgão ressalta que a relação de pontos críticos feita até agora é "superficial", uma vez que as regiões adiantadas são passíveis de variação, conforme  o volume e a intensidade das chuvas.


Ton Paulo
Do Mais Goiás | Em: 16/10/2020 às 19:34:37

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Defesa Civil indicou, nesta sexta-feira (16), pontos críticos em Goiânia em que, com o início do período de chuvas, há grande possibilidade de enchentes e alagamentos. Todavia, o órgão destacou que a relação de pontos críticos feita até agora é “superficial”, uma vez que as regiões adiantadas são passíveis de variação, conforme o volume e a intensidade das chuvas.

Ao Mais Goiás, o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marcos, informou que regiões dos setores Bairro Goiá, Tropical Verde e no São José, nas proximidades do Córrego Anicuns, são alguns dos pontos que podem ter enchentes e alagamentos. Nessa última localidade, conforme Anderson, foi construído uma espécie de “dique”, uma vez que um grande alagamento foi registrado na região há alguns anos.

“E tem a Marginal [Botafogo], que é de conhecimento de todos. Foram feitas algumas obras de prevenção, limpeza e reforço lá. Agora é aguardar e estarmos prontos a socorrer 24 horas”, declarou o coordenador.

Porém, Anderson frisa que a lista de pontos críticos ainda não é efetiva, uma vez que a relação depende da medição do volume e intensidade das chuvas que começam a cair. “São pontos de alagamentos vistos nesse período, nos anos anteriores, e pode mudar dependendo da quantidade e localidade das chuvas mais intensas”, afirma.

O que diz a Seinfra

A reportagem do Mais Goiás procurou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços de Goiânia (Seinfra) e questionou o que já está sendo feito nas regiões citadas pela Defesa Civil para evitar alagamentos e enchentes. Em nota, a pasta disse que faz a limpeza dos dispositivos de drenagem da capital rotineiramente e que, quanto às regiões consideradas críticas, haverá um serviço de limpeza da rede de drenagem e bueiros já na próxima semana.

Veja abaixo:

“A Seinfra informa que a limpeza dos dispositivos de drenagem urbana de Goiânia é serviço de rotina. Esclarece que também são limpos os ramais, as galerias de águas pluviais e os bueiros sob as pontes dos mais de 80 cursos d´’agua da cidade.

Entre janeiro e setembro deste ano foram vistoriadas e limpas 17.979 bocas de lobo, com a remoção de 1.983 toneladas de lixo e entulho. No mesmo período foi executada a limpeza de 376 bueiros e atendidos 489 bairros da Capital.

Em relação aos pontos críticos do Bairro Goiá, foi feita a limpeza dos quatro córregos que passam pelo setor esta semana e amanhã será feita a limpeza das bocas de lobo com hidrojato. Quanto ao Jardim Tropial, a Seinfra executará a limpeza de toda a rede de drenagem e bueiros na próxima semana.”