Fiscalização

Decon apreende uma tonelada de produtos vencidos em supermercado

Além do prazo de validade, alimentos estavam sem refrigeração adequada





//

Após receber várias denúncias, agentes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e da Vigilância Sanitária realizaram um trabalho de fiscalização na manhã desta segunda-feira (26/10) que culminou com a apreensão de uma tonelada de produtos impróprios para o consumo no Supermercado VemKa da Avenida T-9, no Jardim Planalto, em Goiânia.

Além de produtos com prazo de validade vencidos, os fiscais e agentes encontraram dezenas de alimentos guardados sem a refrigeração adequada.

De acordo com o Delegado Frederico Maciel, adjunto da Decon, e que chefia a operação, a quantidade de produtos impróprios para o consumo surpreendeu.

“São alimentos como leite, mortadela e carnes que eram vendidos mesmo com o prazo de validade expirado. Além disso, pizzas e lasanhas que precisam estar sempre refrigerados a quatro graus estavam guardados em geladeiras que marcavam 13 graus, fato que altera a qualidade e compromete o produto, podendo provocar sérios danos à saúde do consumidor”, relatou.

Gerente do supermercado, Mônica Carvalho de Souza, de 36 anos, foi presa e autuada por exposição à venda de produtos impróprios ao consumo, crime que tem pena de até cinco anos de reclusão. Além da autuação da gerente, o supermercado foi multado pela Vigilância Sanitária, e apesar de continuar aberto poderá ser interditado caso outras irregularidades sejam detectadas.