Do Mais Goiás

Curso “O Cinema de Quentin Tarantino” acontece no Espaço Culturama

Nos dias 21 a 24 e 28, o crítico e mestre em cinema Fabrício Cordeiro ministra cinco aulas sobre o cultuado diretor

O Espaço Culturama promove entre esta segunda (21) e quinta-feira (24) e no dia 28 o curso “O Cinema de Quentin Tarantino: Imagem, Espetáculo e Cinefilia”. As cinco aulas serão ministradas das 19h às 22h, e a inscrição pode ser feita antecipadamente no site www.espacoculturama.com.br, no valor de R$100, ou presencialmente no início do curso.

O crítico e mestre em cinema pela Universidade Federal de Goias (UFG) e editor da revista Janela, Fabrício Cordeiro, será responsável pelas palestras. O objetivo é aprofundar o olhar sobre os filmes do diretor, que, segundo o crítico, “é muito fácil de ser enquadrado em definições mais apressadas, e isso também acaba limitando-o a uma maneira muito viciada de olhar para o cinema dele. Tarantino é muito mais elaborado que o mero aspecto citacional da cinefilia”.

“O curso começa com uma introdução sobre cinefilia e espetáculo, para que primeiro seja estabelecida uma base teórica onde iremos trabalhar o cinema do Tarantino”, explica ele. Para maior entendimento, é requisitado que os participantes assistam aos filmes com antecedência. São eles Pulp Fiction, Cães de Aluguel, Jackie Bown, À Prova de Morte e Bastardos Inglórios.

Segundo Cordeiro, “é muito fácil cair no senso comum quando se fala de cinefilia e espetáculo, sobretudo hoje em dia, então será preciso voltar às raízes desses conceitos. Tendo feito esse trabalho prévio, aí partiremos para os filmes, sempre conciliando com procedimentos da análise fílmica, que serão apresentados, explicados e discutidos tendo os filmes como objeto”.

Nesta nova edição do curso, uma mudança de foco pretende facilitar o entendimento dos participantes. Mesmo quem não é estudante da área vai ficar por dentro do assunto. “Os filmes de Tarantino têm um certo apelo popular, de entretenimento, da característica ‘descolada’, da violência e da ação, mas ao mesmo tempo é um cinema muito mais profundo em torno das reflexões acerca do cinema e da imagem, e isso nem sempre é tão evidente. Então alguém que não tenha familiaridade com a linguagem cinematográfica poderá tirar muito proveito e quem sabe se interessar um pouco mais por esse tipo de análise”, afirma o crítico.

A duração total do curso é e 15h. O Espaço Culturama fica na Avenida T-8, esquina com a Avenida Mutirão, no Setor Bueno.