Cecília Preda
Do Mais Goiás

Cufa promove campanha de doação de sangue em 6 cidades goianas

Voluntários devem acessar o site da campanha e efetuar o agendamento; veja os detalhes

Para realizar a doação, é preciso realizar agendar o horário pelo site. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A queda na doações de sangue em razão da pandemia de Covid-19 atingiu estoques de todo o estado. Para aliviar a situação, a Central Única das Favelas (Cufa) organizou a campanha Cufa Sangue Bom. Por meio da ação, moradores de Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira, Senador Canedo, Anápolis, Rio Verde e poderão realizar a doação efetuando um agendamento prévio. Em Jataí e Goiânia as doações ocorreram na última sexta-feira  (02). 

Para marcar o horário, basta acessar o site da campanha (https://cufago.transforme.tech/doeagora/sanguebom) e realizar um cadastro. O doador não poderá doar sangue se for até o local acompanhado de crianças menores de 13 anos sem a presença de um outro adulto para cuidar delas.

Vale ressaltar que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação.

Quem tomou a vacina contra a gripe deve aguardar 48h. No caso da vacina contra o coranavírus, é preciso esperar 48 horas após a aplicação da Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Confira a data da campanha em cada uma das cidades:

Anápolis (09/04/2021)

Aparecida de Goiânia (16/04/2021)

Goianira (11/04/2021)

Rio Verde (05 a 09/04/2021)

Senador Canedo (17/04/2021)

Trindade (18/04/2021)

 

 

App de transporte dá descontos

O Hemocentro de Goiás, no Setor Coimbra em Goiás, também está precisando de doações. Para incentivar doares a irem até o local, um aplicativo de transportes está concedendo descontos nas corridas que tenha a unidade como destino final.

Para ativar o desconto, basta inserir o cupom DOESANGUEGYN no aplicativo da 99, que é válido para todas as formas de pagamento. Caso a corrida exceda o valor do cupom, que é de 15 reais, o usuário do aplicativo deverá pagar o excedente.  O desconto até o dia 29 de abril tanto para a ida como para a volta.

Os voluntários devem fazer o agendamento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.