Ação Social

Cufa GO realiza encontro no Passeio das Águas para discutir ações em 2021

Encontro da Central Única das Favelas do Estado de Goiás (Cufa GO) tem o objetivo de apresentar ações realizadas em 2020, e apresentar o planejamento para 2021. Preto Zezé, presidente nacional da instituição, também marca presença


Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás | Em: 13/01/2021 às 16:26:50

Preto Zezé, presidente nacional da Cufa, participa do encontro da instituição em Goiânia. Foto: Divulgação
Preto Zezé, presidente nacional da Cufa, participa do encontro da instituição em Goiânia. Foto: Divulgação

No próximo sábado, 16 de janeiro, o Passeio das águas Shopping recebe o Encontro Estadual da Central Única das Favelas de Goiás (Cufa GO). O objetivo do evento é apresentar um balanço das ações realizadas em 2020, bem como apresentar um planejamento para o que será feito em 2021.

Além disso, também serão discutidas medidas para a retomada de alguns projetos que precisaram ser interrompidos em 2020, por conta da pandemia da Covid-19.

A instituição oferece diversos projetos educacionais e de capacitação profissional, visando sempre ajudar pessoas e famílias com baixa ou nenhuma renda, por isso, é uma iniciativa tão importante e  que merece atenção.

De acordo com Breno Cardoso, presidente da Cufa GO, será importante retomar os diversos projetos da instituição, tomando todos os cuidados necessários e conciliando com as ações assistenciais que já foram desenvolvidas ano passado.

O presidente nacional da Cufa, Francisco Batista Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé, também marcará presença no Passeio das Águas Shopping, aproveitando o encontro para lançar seu livro “Das Quadras Para o Mundo”.

A publicação traz, em suas 192 páginas, a trajetória de Preto Zezé, que saiu da favela e se tornou uma grande liderança nacional e internacional, em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além disso, o livro também aborda temas importantes e atuais, como os dilemas de quem vive na pele o racismo e preconceitos sociais.

Para o presidente da Cufa GO, a vinda de Preto Zezé para o encontro regional é de extrema importância: “além de liderança internacional da Cufa, tem uma vasta experiência na militância social e é um dos fundadores da Frente Nacional Antirracista. Contar com a presença dele no nosso encontro e trazer o lançamento do seu livro para Goiânia é uma experiência muito positiva, não só para nós, da Cufa GO, mas para todos os que se preocupam com questões como desigualdade social, racismo e empreendedorismo social no estado”, afirma.

Sobre a Cufa GO

A Cufa está presente em Goiás há mais de 10 anos, com lideranças espalhadas por 22 cidades, que ajudam a melhorar a vida de centenas de pessoas que vivem em comunidades pobres pelo estado.

O instituto está sempre de olho da potência da favela, como ele mesmo descreve, investindo em ações que oferecem oportunidades para quem realmente precisa, com projetos educacionais, culturais e de capacitação profissional.

De acordo com Breno Cardoso, o projeto visa ser muito mais do que apenas uma entidade assistencial: “Prova disso são nossos projetos de empreendedorismo, através do Curso de Capacitação “Bora Agora Empreender” e educação, através do Curso Preparatório para o Enem “Aperte o ESC”.

A expectativa para 2021 é continuar arrecadando e entregando donativos para ajudar, principalmente, aqueles que foram mais afetados pela pandemia. A retomada de projetos anteriormente paralisados também é uma meta, gerando ainda mais oportunidades de desenvolvimento e qualidade de vida para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Serviço

Encontro Regional da Central Única das Favelas de Goiás (Cufa-GO)

Data: 16 de janeiro (sábado)

Horários: Lançamento do livro: das 14h às 15h30

Encontro Estadual: das 16h às 18h

Local: Passeio das Águas Shopping

Tópicos