Cecília Preda
Do Mais Goiás

Crianças e adolescentes podem fazer testes grátis para Covid em Goiânia

Apenas assintomáticos poderão realizar a testagem

Imagem ilustrativa (Foto: Agência Senado)

Pessoas assintomáticas com idades entre dois e 18 anos poderão realizar testes gratuitos para Covid-19, a partir desta terça-feira (5). A testagem será feita pelo sistema drive-thru, no Câmpus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. Os exames serão feitos até sábado (10). Durante a semana, a testagem será feita das 8h às 19h, e, no sábado, das 8h às 12h.

Os interessados deverão comparecer ao local acompanhados de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação. Também será necessário preencher um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos jovens com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças. As pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal não poderão participar da testagem.

O teste será feito por meio da coleta de uma gota de sangue e o resultado deve ser liberado em cerca de 20 minutos. Caso seja positivo, a pessoa será encaminhada para realizar o exame de antígeno rápido, coletado por meio de swab nasal (cotonete).

A iniciativa é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Mobilidade de Goiânia; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás; da PUC-GO e do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).