Do Mais Goiás

Covid mata quarto idoso em abrigo de Anápolis onde 60 contraíram vírus

Abrigo registrou, desde meados de maio, 60 infecções por Covid-19 em idosos e 10 em funcionários

Foto: Google Maps

Uma idosa de 68 anos, moradora do Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, em Anápolis, veio a óbito na manhã da última segunda-feira (31) após complicações da Covid-19. Maria da Glória foi a quarta vítima fatal da doença no abrigo que, desde meados de maio, segundo a diretora Roselaine Cardoso, registrou 60 infecções por coronavírus em idosos e 10 em funcionários do local.

Ao Mais Goiás, Roselaine relata que a suspeita é que o Sars-CoV-2 tenha entrado na instituição, que abriga 79 idosos, após um deles precisar de internação hospitalar. Segundo a diretora, o idoso foi internado no dia 11 de maio por conta de dificuldades na alimentação. Ele recebeu alta no dia 22 do mesmo mês e foi submetido ao isolamento quando retornou ao abrigo mas, no dia seguinte, amanheceu com febre de 39 graus.

“É o único que pode ter transmitido para os outros”, disse Roselaine.

De acordo com a diretora, desde maio foram registrados 70 positivados no abrigo: 60 idosos, dos quais 14 estão internados, e 10 funcionários que já foram temporariamente afastados. Com a morte registrada ontem, subiu para quatro o número de óbitos de residentes do abrigo: Maria da Glória, de 68 anos; Otília, de 88; Antônio Pereira, de 80 e Eurípedes, de 86 anos.

Roselaine destaca que os moradores do abrigo haviam sido vacinados contra a Covid-19, com a imunização com a Coronavac sendo concluída no dia 14 de fevereiro.

A um veículo local, a A Secretaria Municipal de Saúde informou que continua a monitorar a situação do abrigo.