Do Mais Goiás

Covid: mais de 60 mil em Goiânia não compareceram para tomar 2ª dose da vacina

Números correspondem ao total estipulado de pessoas na capital já aptas para receber o reforço

Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) apontou que, de 87.235 pessoas que tomaram a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19, 60.221 ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber o reforço (D2). Os números correspondem ao total estipulado de pessoas na capital já aptas para receber a segunda aplicação.

Conforme a SMS, das mais de 87 mil mil pessoas que já podem receber a segunda dose, somente 27.014 já o fizeram – o que significa que quase 70% ainda não se dirigiu aos postos para se vacinar com a D2. Porém, a pasta destaca que isso não quer dizer que esses já estão com a segunda dose em atraso, uma vez que a aplicação da D2 foi, inclusive, adiantada em alguns dias.

A orientação da secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, é que o reforço ocorra dentro do prazo sugerido para cada imunizante. “Para a Coronavac, o intervalo entre as duas doses é de até 28 dias e para AstraZeneca e Pfizer, até 12 semanas”, enfatiza.

Em entrevista recente ao Mais Goiás, o infectologista Boaventura Braz esclareceu que não há um prazo máximo determinado para que as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus recebam a segunda, mas o recomendado é sempre respeitar o tempo de cada imunizante. “Pode haver atraso, só não pode deixar de tomar”, afirmou o médico, que destacou que a falta do reforço compromete diretamente a eficácia da vacina.

Locais de vacinação

Nesta quarta-feira (21), poderão receber o imunizante aqueles que estão previstos para o reforço da vacina AstraZeneca até o dia 24 de julho. Para esse público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 16h e sem necessidade de agendamento.

  • Escola Municipal Francisco Matias
  • Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes
  • Escola Municipal Coronel José Viana
  • Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
  • Escola Rotary Goiânia Oeste
  • Salão Comunitário (ao lado do CSF Guanabara I)
  • Área I da PUC Goiás