Despedida

Corpo de piloto de avião que morreu após acidente é enterrado em Rio Verde

Milhares de pessoas acompanharam o velório de André Textor, que faleceu após acidente em apresentação aérea na Bahia





//

O corpo do piloto André Textor, 30, que faleceu em um acidente aéreo em Salvador (BA) no sábado, foi sepultado na manhã desta segunda-feira (02/11) em Rio Verde, a 215 quilômetros de Goiânia. Milhares de pessoas acompanharam o velório, que ocorreu na Câmara Municipal. Segundo familiares e amigos, o jovem, que chegou a ser campeão brasileiro de acrobacias este ano, sonhava em ser campeão mundial.

O piloto fazia uma apresentação em comemoração ao Dia do Aviador com a esquadrilha Textor Air Show, formada também pelo pai, Ruy Alberto Textor, e o irmão Tiago Textor, em evento organizado pela FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave, um modelo Slick 540, caiu de bico no mar depois de uma sequência de manobras. Ele chegou a ser resgatado com vida pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e levado ao Hospital Português, mas faleceu ainda na capital baiana.

Equipes de mergulhadores encontraram ontem os destroços do PR-ZVX a cerca de três quilômetros da costa e mais de 10 metros de profundidade. As peças serão periciadas pela Aeronáutica, que apura as causas do acidente. Pilotos que assistiram ao vídeo do desastre, ocorrido próximo ao Farol da Barra, disseram que o mais provável é que tenha acontecido alguma falha mecânica.

Segundo familiares, André tinha mais de 3 mil horas de voo e experiência em centenas de apresentações semelhantes. Bastante comovido, o pai de André agradeceu as mensagens de solidariedade de toda a comunidade aeronáutica.

O jovem, que deixa uma filha de dois anos e a esposa, grávida de oito meses, era tido como uma figura carismática em Rio Verde. “Era um homem de muito caráter e lealdade”, lamentou o amigo Alcidon Neto.

Gaúcho de São Sepé, André era radicado em Rio Verde há 20 anos. A família, de longa tradição na aeronáutica, além da Textor Air Show, mantém uma empresa de aviação agrícola, que atua no combate a pragas em lavouras e incêndios florestais.