Do Mais Goiás

Convocar Bolsonaro está fora de questão, diz presidente da CPI da Covid

“Não vejo como levar um presidente para uma CPI", disse Omar Aziz ao Correio Braziliense

Senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid (Foto: Agência Senado)
Senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid (Foto: Agência Senado)

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta segunda (7) que está fora de cogitação a possibilidade de convocar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para depor. A declaração foi dada em entrevista ao jornal Correio Braziliense, há pouco. 

“Não vejo como levar um presidente para uma CPI, isso não existe. Você não tem como nem convidar o presidente”, disse Aziz. O senador disse que uma eventual convocação de Bolsonaro representaria uma tentativa de “politizar” o trabalho da comissão. 

Por outro lado, Aziz reconhece que as evidências já colhidas pelos parlamentares confirmam que o governo federal cometeu pelo menos duas falhas até aqui: na negociação por vacinas e na indicação do chamado “tratamento precoce”. 

“O Butantan acertou a compra e foi até anunciada pelo (então) ministro (Eduardo) Pazuello: ‘a vacina brasileira, a vacina do Brasil’. No dia seguinte, o presidente disse ‘não vou comprar essa vacina, quem manda aqui sou eu, esse vírus chinês’ e acabou a conversa ali”, lembrou o presidente da CPI, citando também as correspondências do laboratório Pfizer enviadas a diversas autoridades, mas que não obtiveram resposta. 

Com informações do Correio Braziliense.