Economia

Consumidores têm boa oportunidade para negociar dívidas

Ação de renegociação de dívidas promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor oferece descontos e parcelamento em condições especiais


Goiás Agora
Do Goiás Agora | Em: 23/05/2018 às 15:18:08

Os principais bancos do país já receberam mais de dois milhões de pedidos de renegociação de dívidas, valor equivalente a R$ 200 bilhões (Foto: Reprodução)
Os principais bancos do país já receberam mais de dois milhões de pedidos de renegociação de dívidas, valor equivalente a R$ 200 bilhões (Foto: Reprodução)

Consumidores endividados têm uma boa oportunidade para regularizar as contas, por meio de uma ação de renegociação de dívidas promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. O órgão disponibiliza até o dia 31 de maio da plataforma online de solução de conflitos de consumo – consumidor.gov.br.

Mais de 400 empresas participam da iniciativa, oferecendo descontos e parcelamento em condições especiais, graças a uma parceria entre a Senacon e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A média de soluções pelo portal é de cerca de 80%.

Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás

O Procon Goiás também conta com um Núcleo de Renegociação de Dívidas, que faz intermediação entre consumidores e empresas, obtendo índice superior a 80% no número de acordos firmados. Em 2017, foram realizadas 8.293 negociações, com 82,4% de acordos, e 2.582 só de janeiro a abril deste ano, com média de 81% de acordos. Criado em 2011, o Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás funciona de forma permanente, ou seja, durante o ano todo.

Para saber se as condições são mesmo favoráveis ou se tratam de descontos maquiados, o Procon Goiás esclarece que oferece o serviço de solicitação de cálculos, por meio do Procon Web, uma plataforma disponível no endereço eletrônico: proconweb.ssp.go.gov.br Desta forma, o consumidor tem maior comodidade, podendo requerer o serviço sem sair de casa.

Assim que finalizados, os cálculos são enviados para o solicitante por e-mail em até três dias. Se o consumidor desejar, poderá ter acesso ao documento original na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, nº 242, Edifício Torres, Centro de Goiânia.